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Serious game para pessoas com transtorno bipolar: tecnologia digital para reconhecimento de sintomas e promoção da segurança na terapêutica medicamentosa

Processo: 19/00891-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2019 - 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Adriana Inocenti Miasso
Beneficiário:Adriana Inocenti Miasso
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados: Cristiane von Werne Baes ; Jaime Eduardo Cecilio Hallak ; Kathleen Mary Hegadoren ; Kelly Graziani Giacchero Vedana ; Luciana Mara Monti Fonseca ; Paulo Celso Prado Telles Filho
Assunto(s):Tecnologia educacional  Segurança do paciente  Transtorno bipolar 

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral desenvolver e avaliar uma tecnologia digital serious game para auxiliar pessoas com diagnóstico de transtorno bipolar (TB) no reconhecimento de sintomas e uso seguro de medicamentos. Para desenvolvimento do serious game será utilizado o modelo metodológico User-Centered Design, com as seguintes etapas: (1) definição do tema e fatores motivacionais do projeto; (2) análise das necessidades junto aos usuários, valendo-se de temas geradores; (3) seleção de soluções; (4) formulação de objetivos; (5) avaliação dos questionamentos; (6) desenvolvimento e prototipagem e (7) avaliação da usabilidade junto a especialistas da área da computação e da saúde mental. Utilizará como referencial teórico o Design Participativo, que tem como um dos princípios fundamentais saber que os indivíduos que se ocupam de determinada atividade e/ou problema são os melhores conhecedores do processo. Nessa perspectiva, participarão desta pesquisa pessoas com TB, terapeutas, familiares e profissionais da computação como stakeholders do processo de design e desenvolvimento do serious game. A proposta têm mérito científico, originalidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, além de ter relevância social por abordar problema impactante e passível de prevenção. O projeto resultará em produção científica e tecnológica relevante para a promoção de reconhecimento de sintomas e segurança na terapêutica medicamentosa em pessoas com TB. A tecnologia será aplicável na prática clínica, é atrativa, de fácil utilização, de baixo custo e elevada sustentabilidade. Acredita-se que o serious game tenha potencial para modificar fatores essenciais, porém desafiadores na assistência à pessoa com TB em tratamento medicamentoso. (AU)