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Elaboração de um programa de intervenção domiciliar online para desenvolvimento das habilidades auditivas de crianças: adesão dos pais

Processo: 18/21415-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Adriane Lima Mortari Moret
Beneficiário:Adriane Lima Mortari Moret
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Natália Barreto Frederigue Lopes ; Regina Tangerino de Souza Jacob
Assunto(s):Audiologia  Perda auditiva  Treinamento auditivo  Sistemas on-line  Pais  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | pais | perda auditiva | Sistemas online | Treinamento Auditivo | Audiologia

Resumo

A fim de reduzir barreiras físicas e financeiras existentes entre pacientes e o processo terapêutico especializado e tornar a terapia fonoaudiológica mais atrativa e motivadora, medidas inovadoras tem sido desenvolvidas, ajustadas ao perfil contemporâneo das crianças e as condições socioeconômicas de suas famílias. O objetivo deste trabalho será elaborar um programa de intervenção domiciliar online para o desenvolvimento de habilidades auditivas, como ferramenta de apoio aos pais de crianças com deficiência auditiva inseridas em terapia fonoaudiológica aurioral. Participarão da pesquisa dez crianças com idade entre cinco a 10 anos, com deficiência auditiva sensorioneural bilateral de grau severo a profundo, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear, seus respectivos pais e dez fonoaudiólogos juízes. Será construído um programa online de desenvolvimento das habilidades auditivas composto por: 1- módulo informativo com orientações terapêuticas direcionadas aos pais; 2- módulo de treinamento auditivo voltado às crianças. Cinco fonoaudiólogos juízes ajudarão na seleção dos materiais para ao programa. No estudo piloto pais e participantes receberão as orientações necessárias para o treinamento auditivo das crianças em casa, no período de 30 dias, durante 30 minutos por dia. Ao final, pais e cinco juízes responderão ao questionário Emory para a avaliação do programa e do envolvimento familiar no processo terapêutico. Espera-se que este trabalho impacte positivamente o desenvolvimento das habilidades auditivas das crianças treinadas e atue como uma ferramenta de apoio, incentivo e empoderamento aos pais quanto à participação no processo de reabilitação auditiva, ampliação de possibilidades e rompimento de barreiras geográficas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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