Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando a atividade do fator de transcrição Sp1 associada a transição epitélio mesenquimal como alvo terapêutico do osteossarcoma

Processo:19/03074-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mozart de Azevedo Marins
Beneficiário:Mozart de Azevedo Marins
Instituição Sede:Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Município da Instituição Sede:Ribeirão Preto
Bolsa(s) vinculada(s):19/26528-8 - Estabelecimento e manutenção de linhagens celulares como ferramentas de análise do processo de transição epitélio mesênquimal., BP.TT
Assunto(s):Osteossarcoma  Genômica funcional  Neoplasias  Expressão gênica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | drogas anticancerígenas | expressão gênica | Genômica Funcional | osteossarcoma | Sp1 | Biologia Molecular

Resumo

O fator de transcrição Sp1 é um elemento importante no desenvolvimento do osteossarcoma, o tumor ósseo maligno primário mais comum em crianças e adolescentes, caracterizado pelo rápido desenvolvimento de metástases. Os genes codificadores de metaloproteinases, proteínas associadas à transição epitélio mesenquimal (EMT), apoptose e reparo do DNA são alvos reconhecidos de Sp1 que participam da iniciação, promoção, progressão e metástase de vários tipos de câncer. A EMT é um processo biológico difundido e importante que se baseia em uma alteração geneticamente induzida para um fenótipo mesênquimal de células epiteliais, sendo uma das vias de grande importância para o osteossarcoma reguladas por Sp1e recentemente se tornou um foco na investigação de novas estratégias terapêuticas para o câncer. A atividade de Sp1 na regulação de diferentes vias moleculares é resultado de modificações pós-traducionais como acetilação, fosforilação, glicosilação, SUMOilação e ubiquitinação, além de associação com RNAs não codificantes e proteínas. O objetivo deste projeto é identificar moduladores genéticos e químicos de Sp1 que afetem a sua atividade transcricional e não-transcricional associada à EMT. A triagem destes moduladores será feita em escala genômica com uso do sistema CRISPR-Cas9. A partir destes experimentos esperamos obter como resultado uma combinação de agentes terapêuticos que inibam a proliferação de linhagens celulares de osteossarcoma, via inibição da atividade e redução dos níveis de Sp1. Isto em conjunto deverá afetar os mecanismos de reparo de DNA, bloquear a invasão/migração celular e reverter o processo de EMT, resultando na inibição direta da proliferação celular ou a sensibilização às drogas anticancerígenas clássicas como a doxorrubicina e cisplatina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
VERZA, FLAVIA ALVES; DAS, UMASHANKAR; FACHIN, ANA LUCIA; DIMMOCK, JONATHAN R.; MARINS, MOZART. . CANCERS, v. 12, n. 6, . (18/50008-1, 19/03074-1)
SEBA, VIVIANE; DE LIMA, GABRIEL GOETTEN; PEREIRA, BRUNO L.; SILVA, GABRIEL; REINHARDT, LUIZA STEFFENS; ARANTES, PABLO RICARDO; CHEE, BOR SHIN; DOS SANTOS, MARIANA BASTOS; FRANCA, SUZELEI C.; REGASINI, LUIS OCTAVIO; et al. . POLYMERS, v. 13, n. 16, . (17/03237-2, 19/03074-1)
JÉSSICA R. NOGUEIRA; FLÁVIA A. VERZA; FELIPE NISHIMURA; UMASHANKAR DAS; ÍCARO P. CARUSO; ANA L. FACHIN; JONATHAN R. DIMMOCK; MOZART MARINS. . Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 32, n. 10, p. 1943-1955, . (19/03074-1, 18/50008-1)