Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando a atividade do fator de transcrição Sp1 associada a transição epitélio mesenquimal como alvo terapêutico do osteossarcoma

Resumo

O fator de transcrição Sp1 é um elemento importante no desenvolvimento do osteossarcoma, o tumor ósseo maligno primário mais comum em crianças e adolescentes, caracterizado pelo rápido desenvolvimento de metástases. Os genes codificadores de metaloproteinases, proteínas associadas à transição epitélio mesenquimal (EMT), apoptose e reparo do DNA são alvos reconhecidos de Sp1 que participam da iniciação, promoção, progressão e metástase de vários tipos de câncer. A EMT é um processo biológico difundido e importante que se baseia em uma alteração geneticamente induzida para um fenótipo mesênquimal de células epiteliais, sendo uma das vias de grande importância para o osteossarcoma reguladas por Sp1e recentemente se tornou um foco na investigação de novas estratégias terapêuticas para o câncer. A atividade de Sp1 na regulação de diferentes vias moleculares é resultado de modificações pós-traducionais como acetilação, fosforilação, glicosilação, SUMOilação e ubiquitinação, além de associação com RNAs não codificantes e proteínas. O objetivo deste projeto é identificar moduladores genéticos e químicos de Sp1 que afetem a sua atividade transcricional e não-transcricional associada à EMT. A triagem destes moduladores será feita em escala genômica com uso do sistema CRISPR-Cas9. A partir destes experimentos esperamos obter como resultado uma combinação de agentes terapêuticos que inibam a proliferação de linhagens celulares de osteossarcoma, via inibição da atividade e redução dos níveis de Sp1. Isto em conjunto deverá afetar os mecanismos de reparo de DNA, bloquear a invasão/migração celular e reverter o processo de EMT, resultando na inibição direta da proliferação celular ou a sensibilização às drogas anticancerígenas clássicas como a doxorrubicina e cisplatina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEBA, VIVIANE; DE LIMA, GABRIEL GOETTEN; PEREIRA, BRUNO L.; SILVA, GABRIEL; REINHARDT, LUIZA STEFFENS; ARANTES, PABLO RICARDO; CHEE, BOR SHIN; DOS SANTOS, MARIANA BASTOS; FRANCA, SUZELEI C.; REGASINI, LUIS OCTAVIO; et al. Development, Characterization and Cell Viability Inhibition of PVA Spheres Loaded with Doxorubicin and 4 `-Amino-1-Naphthyl-Chalcone (D14) for Osteosarcoma. POLYMERS, v. 13, n. 16, . (17/03237-2, 19/03074-1)
VERZA, FLAVIA ALVES; DAS, UMASHANKAR; FACHIN, ANA LUCIA; DIMMOCK, JONATHAN R.; MARINS, MOZART. Roles of Histone Deacetylases and Inhibitors in Anticancer Therapy. CANCERS, v. 12, n. 6, . (18/50008-1, 19/03074-1)
JÉSSICA R. NOGUEIRA; FLÁVIA A. VERZA; FELIPE NISHIMURA; UMASHANKAR DAS; ÍCARO P. CARUSO; ANA L. FACHIN; JONATHAN R. DIMMOCK; MOZART MARINS. Molecular Docking Studies of Curcumin Analogues against SARS-CoV-2 Spike Protein. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 32, n. 10, p. 1943-1955, . (19/03074-1, 18/50008-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.