Busca avançada
Ano de início
Entree

MicroRNAs circulantes como mediadores das adaptações metabólicas promovidas pelo exercício aeróbio na obesidade

Resumo

A taxa de obesidade mundialmente aproximadamente dobrou desde 1980, com mais de 200 milhões de homens adultos e um pouco abaixo de 300 milhões de mulheres obesas. Os efeitos metabólicos e anatômicos do excesso de adiposidade pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), dislipidemia e pressão sanguínea alta. O exercício físico, mudanças de hábitos alimentares e comportamentais são estratégicas não farmacológicas na prevenção e manejo da obesidade e doenças relacionadas à obesidade. Apesar dos efeitos benéficos do exercício físico serem bem conhecidos, os mecanismos moleculares que correlacionam o treino com a melhora da resistência à insulina e DHGNA não são totalmente elucidados. Desde a descoberta de que miocinas são produzidas pelo músculo esquelético em contração e que exercem ações autócrina, parácrina e endócrina, fica claro que o exercício físico pode exercer influência na comunicação entre músculo esquelético e órgãos distais. Recentemente foi demonstrado que microRNAs exossomais derivados do tecido adiposo podem atuar na regulação da expressão gênica no fígado, o que levanta a possibilidade de que tal fenômeno não seja exclusivo apenas na interação entre tecido adiposo e fígado. Deste modo, o presente projeto tem como objetivo avaliar em modelo animal alimentado com dieta hiperlipídica e exposto a exercício físico aeróbio se microRNAs contidos em vesículas extracelulares derivados do músculo esquelético ou de tecidos não musculares podem ter ação na regulação da expressão gênica em órgãos distais que resultam na melhora da obesidade e de suas doenças relacionadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, ALICE C.; SPAGNOL, ALEXANDRE R.; FRIAS, FLAVIA DE TOLEDO; DE MENDONCA, MARIANA; ARAUJO, HYGOR N.; GUIMARAES, DIMITRIUS; SILVA, WILLIAM J.; BOLIN, ANAYSA PAOLA; MURATA, GILSON MASAHIRO; SILVEIRA, LEONARDO. Intramuscular Injection of miR-1 Reduces Insulin Resistance in Obese Mice. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 12, JUL 6 2021. Citações Web of Science: 0.
DA PAIXAO, AILMA O.; BOLIN, ANAYSA PAOLA; SILVESTRE, JOAO G.; RODRIGUES, ALICE CRISTINA. Palmitic Acid Impairs Myogenesis and Alters Temporal Expression of miR-133a and miR-206 in C2C12 Myoblasts. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 22, n. 5 MAR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.