Busca avançada
Ano de início
Entree

Um novo revestimento antimicrobiano para liberação de droga direcionado a dispositivos implantares percutâneos

Resumo

Revestimentos antimicrobianos para dispositivos percutâneos (DPs), tais como implantes dentários e pinos ortopédicos expostos, são considerados uma estratégia eficaz para evitar a progressão da infecção que pode resultar em perda de DP. Nossos dados preliminares validam o método de incorporação de tetraciclina (TC) no sistema camada por camada, construído pela alternância de polieletrólitos de poli (ácido acrílico) (PAA) e poli (l-lisina) (PLL), através da síntese de TC com beta ciclodextrina aniônica (B-CD). O sucesso do revestimento [PAA / PLL]10/TC/aniônico B-CD mostrou-se facilmente sintonizável em diferentes cenários fisiológicos, com liberação controlada da droga por até 30 dias. O efeito antibacteriano do [PAA/PLL]10/TC/B-CD aniônico foi confirmado contra o Staphylococcus aureus ATCC 25923. Os resultados intrigantes nos encorajaram a prosseguir com os estudos e a traduzir o poder dos sistemas antimicrobianos de multicamadas para aplicações biomédicas significativas. Aqui, considerando a importância da qualidade do tecido mole ao redor dos DPs e a necessidade de proteger o medicamento dentro das multicamadas, neste projeto, focaremos no desenvolvimento de filmes sensíveis a pH ácido à base de ácido metacrílico (MAA) para cobrir [PAA /PLL]10/TC/B-CD aniônico e para promover vascularização e subsequente cicatrização de feridas. Uma caracterização detalhada do revestimento multicamada será realizada por diferentes abordagens de microscopia e espectroscopia para investigar propriedades físicas e químicas. A estabilidade do filme MAA no sistema [PAA/PLL]10/TC/B-CD aniônico será confirmada sob pH neutro e ácido, imitando ambientes saudáveis e doentes/inflamatórios, respectivamente. Além disso, os mecanismos moleculares e celulares de interação na presença de filme MAA serão investigados para melhorar o efeito terapêutico do sistema de revestimento camada a camada. Além disso, serão realizadas experiências de microbiologia in vitro para descobrir o amplo espectro de TC/²-CD aniônico contra diferentes bactérias envolvidas na infecção implantar. Além disso, demonstraremos ainda o efeito do sistema antimicrobiano de multicamadas nas vias de sinalização inflamatória e no crescimento epitelial para facilitar o avanço de biomateriais regenerativos para diversas aplicações, usando um modelo in vivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MOLON, RAFAEL SCAF; ALVES PEREIRA, MARTA MARIA; DE AVILA, ERICA DORIGATTI. p Implant surface features as key role on cell behavior. BIOCELL, v. 46, n. 5, p. 1151-1156, . (18/20719-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.