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Relações e condições de trabalho dos profissionais da educação na Rede Estadual Paulista, 1995-2018

Processo: 21/09369-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Jacomini
Beneficiário:Márcia Aparecida Jacomini
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional  Rede estadual de ensino  Currículos e programas  Condições de trabalho  Magistério  São Paulo  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estado de São Paulo | Políticas Educacionais | rede estadual de ensino | Relações e Condições de Trabalho do Magistério | Políticas Educacionais

Resumo

Este livro é resultado da pesquisa Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018), que contou com a participação de professores da educação básica e superior, de diretores e supervisores escolares, de estudantes de graduação e pós-graduação vinculados às instituições de ensino superior públicas do estado de São Paulo e de instituições privadas e de redes de ensino da educação básica. A pesquisa empreendida e apresentada nos capítulos desse livro buscou aferir a adesão dos governos paulistas à Nova Gestão Pública, particularmente concernente à flexibilização das relações de trabalho no setor público e demonstrar o respeito ou desrespeito à legislação nacional acerca da valorização dos profissionais da educação e o conjunto de aspectos vinculados à formalização contratual entre Estado e servidores públicos. A valorização dos profissionais da educação é considerada um elemento importante para uma educação de qualidade. Elementos como ingresso por meio de concursos públicos, remuneração equivalente à de outros profissionais com mesmo nível de formação, carreira que estimule especificidades do trabalho docente e as oportunidades de formação continuada são elementos frequentemente relacionados à valorização desses profissionais. Não obstante seja abundante a produção científica a respeito do trabalho do professor, tanto no Brasil como no exterior, o mesmo não ocorre em relação aos demais segmentos, cujas pesquisas sobre diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos e funcionárias de escolas foram desenvolvidas mais recentemente. Neste sentido, o livro busca aportar importante contribuição à temática. A pesquisa bibliográfica visou dialogar com a produção anterior sobre a temática das relações e condições de trabalho dos diversos segmentos profissionais; e a análise documental apoiou-se principalmente na legislação estadual e em dados estatísticos concernentes a cada cargo e função, disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), em sua página eletrônica e, mais frequentemente, por meio de solicitação via Sistema de Informação ao Cidadão (SIC). Os resultados dessa ampla investigação são agora apresentados em seis capítulos retratando as particularidades que envolvem os segmentos profissionais e a formação de professores. (AU)

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