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Desenvolvimento do professor alfabetizador e apropriação da escrita pela criança: processos de gênese instrumental nas relações de ensino em tempos de (pós) pandemia

Processo: 21/08708-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Ana Lúcia Horta Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Luiza Bustamante Smolka ; DANIELA DIAS DOS ANJOS ; Débora Dainez
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento  Função social da escola  Alfabetização  Ensino da escrita  Trabalho docente  Pandemias  Pós-pandemia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Desenvolvimento psicológico (infantil e profissional) | Gênese Instrumental | relações de ensino | Trabalho Docente | Psicologia do Desenvolvimento Humano

Resumo

Como pesquisadora associada, essa proposta integra a rede colaborativa de pesquisa vinculada ao projeto "A função social da escola e as condições de desenvolvimento humano em tempos de pandemia e pós-pandemia", submetido ao edital Proposta de rápida implementação un-research roadmap COVID-19" e coordenada pela Profa. Dra. Ana Luiza Bustamante Smolka/ UNICAMP. Desdobramento de pesquisas anteriores, a presente proposta de investigação amplia o foco para além da elaboração do métier do professor alfabetizador, da emergência e o uso de recursos e instrumentos técnico-semióticos que medeiam a atividade de ensino e propõe analisar como os alunos se apropriam dos recursos disponíveis em sala de aula, convertendo-os em instrumentos psicológicos. Assim, problematiza a relevância dos instrumentos técnico-semióticos para o desenvolvimento psicológico e busca compreender os processos de gênese instrumental partilhados entre professores e seus alunos, durante o processo de alfabetização em língua escrita, considerando especialmente o período de (pós)pandêmico. A partir das contribuições da perspectiva histórico-cultural, dos estudos de linguagem e estudos sobre trabalho, o projeto tem como objetivos centrais: (i) analisar como os recursos e instrumentos técnico-semióticos que organizam as relações de ensino/ trabalho do professor podem se converter em instrumentos psicológicos para os alunos; (ii) discutir como, além das funções da escrita articulada às práticas sociais, o domínio da escrita pode implicar transformações profundas e radicais nos sistemas funcionais psíquicos. O processo de construção dos dados empíricos prevê o acompanhamento de professores e alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino, por meio do acompanhamento dos professores que participam da rede colaborativa de pesquisa e por meio de observação participante, entrevista e análise documental, realizadas de forma remota ou presencial, conforme as condições sanitárias. Com a discussão acerca das práticas de alfabetização em tempos de (pós)pandemia, a proposta pretende contribuir para a discussão de políticas e práticas pautadas na qualidade socialmente referenciada da educação pública. (AU)

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