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Laboratórios de letramento acadêmico e formação docente: contribuições para o desenvolvimento de professores, tutores e estudantes

Processo: 22/05993-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Eliane Gouvêa Lousada
Beneficiário:Eliane Gouvêa Lousada
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adriana Zavaglia ; Anise de Abreu Goncalves D'Orange Ferreira ; Frédéric Saussez ; Luzia Bueno ; Olivier Dezutter
Assunto(s):Letramento  Formação de professores  Gêneros textuais  Terminologia  Didática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autoconfrontação | didatica das linguas | formação de professores | gêneros textuais | Letramento acadêmico | Terminologia | Letramento Acadêmico, Formação de professores

Resumo

Os laboratórios de letramento acadêmico vêm aumentando a cada ano no Brasil, no entanto eles ainda ficam restritos a serem vistos como espaço de atendimento e aperfeiçoamento de graduandos e de pós-graduandos em relação aos gêneros textuais acadêmicos. Apesar desse crescimento, as iniciativas de formação de professores e tutores para o letramento acadêmico ainda são escassas, o que é um contrassenso, já que esses laboratórios parecem também apresentar potencialidades para serem um espaço de formação de professores e tutores que virão no futuro a trabalhar com letramento acadêmico, por meio do ensino de gêneros textuais da esfera científica, em diversos contextos. Considerando essa hipótese, este projeto de pesquisa visa a investigar o laboratório de letramento como espaço de formação dos estudantes no tocante ao desenvolvimento de competências em letramento acadêmico e como espaço de formação tanto de tutores para atuarem em laboratórios como de futuros professores que poderão ter, assim, mais ferramentas para trabalharem com seus próprios alunos. Para isso, serão propostas e investigadas ações em laboratórios de letramento como a produção de materiais para a formação de alunos e professores para apoiar o desenvolvimento de competências em letramento acadêmico bem como ações de formação de professores e análises destas. A pesquisa será desenvolvida por uma equipe de pesquisadores de áreas complementares de quatro universidades, brasileiras e canadense, sendo duas públicas (USP e UNESP), uma particular (USF) e uma estrangeira (Universidade de Sherbrooke). A perspectiva interacionista social de Vigotski guiará as ações de intervenção e de análise de dados, em constante diálogo com os estudos sobre letramento acadêmico, didática de línguas de linha genebrina, ensino de gêneros textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo e formação de professores na abordagem da Clínica da Atividade e da Ergonomia da Atividade. A realização dessa pesquisa pode contribuir para que o país avance quanto às competências das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores e mesmo às da Base Nacional Comum Curricular e, desse modo, consiga atingir o desenvolvimento da ODS 4, de uma educação de qualidade para todos. (AU)

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