Busca avançada
Ano de início
Entree

Matética e pensamento computacional nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática

Processo: 22/15578-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2023 - 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius Maltempi
Beneficiário:Marcus Vinicius Maltempi
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ainá Montessanti Selingardi ; Luciana Leal da Silva Barbosa
Assunto(s):Educação matemática  Ensino de matemática  Pensamento  Programação  Pensamento lógico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:construcionismo | Educação Maker | Ensino de Matemática | Matética | pensamento computacional | programação de computadores | Educação Matemática

Resumo

Este projeto tem por objetivo investigar as possibilidades de uma prática pedagógica centrada em princípios matéticos do construcionismo e no pensamento computacional para o saber e fazer matemáticos, em oposição à pedagogia da instrução. Norteados pela metodologia qualitativa de pesquisa, propomos desenvolver e investigar atividades pautadas na programação de computadores, associada a dispositivos robóticos, que favoreçam a produção de conhecimento matemático em um contexto mais inclusivo, significativo e humano. Estas atividades serão realizadas por estudantes do ensino fundamental e analisadas, principalmente, a partir dos princípios matéticos identificados nas obras de Seymour Papert e de conceitos subjacentes ao pensamento computacional. Portanto, nosso principal desafio será produzir entendimentos acerca dos princípios matéticos associados ao pensamento computacional para a Educação Matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROGER MIARKA; MARCUS VINICIUS MALTEMPI; ADRIANA BREDA; DANYAL FARSANI; ARINDAM BOSE. Entre as políticas editoriais de diferentes países e contextos, que efeitos produzimos e quais desejamos produzir para a pesquisa em Educação Matemática?. Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica, v. 37, n. 77, p. i-xvii, . (22/15578-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.