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Jogos Socioenativos: Investigando Acoplamentos Sociais, Físicos e Digitais no Design de Jogos e Gamificações

Processo: 24/16790-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2028
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Emanuel Felipe Duarte
Beneficiário:Emanuel Felipe Duarte
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria Cecilia Calani Baranauskas ; Vanessa Regina Margareth Lima Maike ; Virgínia Fernandes Mota
Assunto(s):Computação ubíqua  Ludificação  Jogos  Interface usuário-computador 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Computação Ubíqua | gamificação | Jogo Socioenativo | Jogos | Jogos Sérios | Sistemas Socioenativos | Interação Humano-Computador

Resumo

Tecnologias computacionais estão cada vez mais presentes nos mais diversos aspectos de nossas vidas. No contexto de jogos e do ato de jogar, algo intrinsecamente humano e social, existe um significativo interesse acadêmico e mercadológico nas abordagens de jogos sérios e gamificação por meio de sistemas computacionais. Abordagens de jogos sérios e gamificações, todavia, nem sempre se relacionam com aspectos mais significativos de jogos e do ato de jogar, para além de pontuações e placares. Além disso, é possível argumentar que uma frequente ênfase em psicologia comportamental (behaviorista) e em tarefas e obrigações distancia essas abordagens de um entendimento do jogo na sociedade como fenômeno social e cultural. O objetivo desta pesquisa é investigar o design de jogos e sistemas computacionais com elementos de jogos de uma perspectiva socioenativa, acoplando a livre exploração (paidia) com a emergência de regras (ludus). Articulando as dimensões social, física e digital, o design de jogos socioenativos será conduzido de modo a realizar jogos digitais que não se resumem a produtos de software. O seu design deve promover uma integração transparente com o ambiente físico e ampliar e possibilitar novas formas de comunicação e outras interações sociais entre as pessoas jogadoras. A elaboração do conceito de jogo socioenativo será um produto de diversos esforços complementares, como revisão da literatura, design de artefatos, cenários e dinâmicas, experimentação de cenários e avaliação da qualidade da experiência das pessoas jogadoras. São esperadas contribuições no formato de artefatos e cenários que subsidiem um entendimento expandido de jogos e do ato de jogar por meio de tecnologias computacionais. Esse entendimento deve ir além dos conceitos de regras e gamificação, valorizando conceitos como presença no ambiente físico, livre exploração, o papel social do jogo, e a autonomia da pessoa jogadora. (AU)

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