Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento, elaboração e avaliação de materiais didáticos para o ensino de química articulando a perspectiva STEAM.

Resumo

Este projeto propõe o desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos para o ensino de Química e Ciências, integrando tecnologias educacionais e a perspectiva STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A proposta busca alinhar-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando competências e habilidades essenciais para a formação dos alunos. Os conteúdos principais recaem sobre a Química Ambiental e a Química Verde, permitindo conexões diretas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O planejamento dos materiais será estruturado por meio das Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM), incorporando metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e os Três Momentos Pedagógicos (3MP). O projeto também prevê a avaliação dos materiais por professores e futuros professores, garantindo sua aplicabilidade em contextos reais de ensino. Além da produção de recursos educacionais multimodais e multiestratégicos, como vídeos, podcasts e experimentos de baixo custo, serão oferecidos cursos de formação continuada para docentes. A análise da implementação será conduzida por meio de pesquisa qualitativa baseada na análise de conteúdo, utilizando o software MAXQDA. Com isso, a proposta busca fornecer subsídios para a inovação no ensino de Química, promovendo práticas interdisciplinares e contextualizadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)