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Valores Normativos e Confiabilidade Teste-Reteste de um Novo Teste de Processamento Espacial de Frases no Ruído em Português

Processo: 25/13476-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Bruno Sanches Masiero
Beneficiário:Bruno Sanches Masiero
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação audiológica  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Audiológica | crianças | processamento espacail | avaliação do processamento espacial

Resumo

Objetivo: Este artigo estabelece valores normativos para crianças e analisa os resultados de teste-reteste de um novo teste, o Processamento Espacial de Frases no Ruído em Português (PROSER). Métodos: Para estabelecer critérios normativos, avaliamos 66 crianças falantes do português brasileiro, com idades entre 7 e 10 anos, por meio de avaliações audiológicas, testes de desempenho escolar e o teste PROSER. Um subconjunto de 22 crianças participou de uma avaliação teste-reteste. Resultados: Ao analisar os 66 participantes, encontramos diferenças significativas nas médias do limiar de recepção de fala (SRT) entre as condições de interferência a 0° e ±90°, ao considerar as quatro condições do teste. Em relação à faixa etária, o desempenho das crianças de 10 anos foi superior ao das crianças de 7 e 8 anos. A comparação entre teste e reteste mostrou pequenas melhorias (0,11-1,13 dB) na fase de reteste na maioria das condições e medidas de vantagem. A diferença entre a média do SRT no teste e no reteste foi estatisticamente significativa apenas na Condição 3-DV0°. Conclusões: O estudo estabeleceu valores normativos para crianças de 7 a 10 anos, confirmando o PROSER como um procedimento com confiabilidade adequada entre teste e reteste. (AU)

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