Busca avançada
Ano de início
Entree

Rev-Erbalfa e Resistência à Insulina no Músculo Esquelético: Uma Investigação Colaborativa USP-Harvard.

Processo: 25/11589-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Adelino Sanchez Ramos da Silva
Beneficiário:Adelino Sanchez Ramos da Silva
Pesquisador Responsável no exterior: Carl Ronald Kahn
Instituição Parceira no exterior: Harvard University, Boston, Estados Unidos
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/11820-5 - Função do Nr1d1 sobre a Sarcopenia associada ao envelhecimento, AP.TEM
Assunto(s):Diabetes mellitus tipo 2  Músculo esquelético  Resistência à insulina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes tipo 2 | Mioblastos derivados de iPSC | Músculo esquelético | Regulação circadiana | resistência a insulina | Biologia Molecular do Exercício.

Resumo

A resistência à insulina no músculo esquelético (ME) é uma característica central do diabetes tipo 2 (DM2) e contribui significativamente para a disfunção da homeostase glicêmica. Descobertas recentes do nosso grupo indicam que o receptor nuclear Rev-Erb¿ (codificado pelo gene Nr1d1), componente do relógio circadiano, desempenha um papel crucial na regulação das vias de sinalização da insulina no ME. Utilizando mioblastos nocaute para Rev-Erb¿ (CRISPR/Cas9) e ativação farmacológica com SR9009, identificamos alterações significativas na sinalização da insulina e na captação de glicose, destacando o Rev-Erb¿ como um alvo molecular promissor para intervenções metabólicas. Esses achados, desenvolvidos no âmbito do Projeto Temático apoiado pela FAPESP (processo 19/11820-5), estabeleceram uma colaboração com o Dr. Carl Ronald Kahn (Harvard Medical School), posteriormente fortalecida por um estágio BEPE (22/05957-0) e uma missão científica realizada pelo Prof. Adelino. Nesta proposta de intercâmbio, o Prof. Adelino e o Dr. Vitor Rosetto Muñoz retornarão ao Joslin Diabetes Center para uma missão de 7 dias em 2026, na qual serão realizados experimentos piloto com mioblastos derivados de iPSCs de indivíduos saudáveis e com DM2. A colaboração apoiará a proposta do novo Projeto Temático submetido à FAPESP (processo 24/20524-9), promoverá a integração de dados em modelos celulares humanos e facilitará futuras propostas conjuntas voltadas à pesquisa translacional em obesidade e DM2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)