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Projeto de criação de uma unidade de tratamento para inclusão escolar e social de crianças e jovens que apresentam distúrbios graves - TECER

Processo: 02/11441-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Jussara Falek
Beneficiário:Jussara Falek
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos do tratamento psicológico  Psicopedagogia  Inclusão social  Distúrbios psicológicos  Crianças  Jovens  Psicoterapia da criança 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inclusao Escolar | Psicanalise | Reabilitacao | Treinamento

Resumo

Pretende-se com este projeto a criação de uma unidade de tratamento para inclusão escolar e social de crianças que apresentam distúrbios graves. Nesta unidade de tratamento desenvolver-se-ão duas vertentes de trabalho. Uma delas, uma vertente de atendimento clínico, psicoterápico, fundamentado numa nova teorização sustentada pelas teorias psicanalíticas de Freud, Lacan, Allouch, Léthier e pela experiência clínica desenvolvida e pesquisada por nós e que se mostrou eficaz no tratamento desse tipo de paciente(1). Uma segunda vertente, de atendimento sócio-psico-pedagógico, que visará complementar o tratamento psicoterápico. Trata-se de uma forma de trabalho que precisa ser criada em nosso meio, uma vez que não existe instituído entre nós um caminho que se mostre eficaz para produzir a reinserção social e escolar de crianças com um diagnóstico de autismo, psicose e deficiências. Utilizaremos na TECER, jogos esportivos, ensino de música, convivência, inclusão escolar através de oferecimento de uma sala de aula interna ao serviço e uma posterior inserção gradual em classes da rede pública, oficinas terapêuticas e operativas oferecidas não apenas para as crianças matriculadas no serviço, mas também para seus familiares e também para os membros da equipe que lida com essas crianças, além do atendimento clínico individual da criança com intervenção clínica sobre a família. Pressupõe-se que esse trabalho de inclusão social funcione como elemento terapêutico complementar para essas crianças, além de constituir um dispositivo propiciador de intervenção. O serviço receberá alunos estagiários do curso de graduação em Psicologia do IPUSP, bolsistas de iniciação científica do curso de graduação em Psicologia na USP e do Instituto de Artes da UNESP supervisionados por professores especialistas das duas instituições, e alunos do curso de especialização em "Atendimento individual na estrutura familiar" e também mestrandos e doutorandos sob nossa orientação, pertencentes ao programa de pós graduação em Psicologia Clínica, no âmbito do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas da Psicose na Infância. Oferecerá ainda oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas de mestrado e de doutorado para pós-graduandos das duas instituições. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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