Busca avançada
Ano de início
Entree

Aterogenicidade dos oxidos de colesterol: estudo da esterificacao mediada pela lcat e da transferencia entre lipoproteinas.

Processo: 96/12164-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 1997
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Dulcineia Saes Parra Abdalla
Beneficiário:Dulcineia Saes Parra Abdalla
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Óxidos de colesterol 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esterificacao Do Colesterol | Oxidos De Colesterol | Transferencia Lipidica

Resumo

Embora a hipercolesterolêmica seja um dos fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose, diversos estudos têm mostrado que o colesterol per se não é agente lesivo para as células da parede arterial. Em contraste, pequenas quantidades de produtos derivados da oxidação do colesterol, (óxidos de colesterol) apresentam citotoxicidade para diversos tipos celulares, incluindo as células musculares lisas e endoteliais. Os óxidos de colesterol podem ser absorvidos pelo intestino como contaminantes dos alimentos contendo colesterol, mas também podem ser formados intracelularmente por reações enzimáticas. Os óxidos de colesterol se incorporam às membranas e às ,lipoproteínas e podem, potencialmente, modular a atividade enzimática de muitas proteínas ligadas à membrana ou à superfície das lipoproteína, Pelo fato do transporte reverso do colesterol depender também da esterificação do colesterol pela lecitina colesterol aciltransferase (LCAT), o objetivo deste projeto é esclarecer se os diferentes óxidos de colesterol poderiam afetar o processo de esterificação catalisado pela LCAT, assim como, a posterior redistribuição dos ésteres formados entre as lipoproteínas plasmáticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDER DE CARVALHO PINCINATO; PATRICIA MORIEL; DULCINÉIA SAES PARRA ABDALLA. Cholesterol oxides inhibit cholesterol esterification by lecithin: cholesterol acyl transferase. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 45, n. 3, p. 429-435, . (96/12164-0)
PINCINATO, EDER DE CARVALHO; MORIEL, PATRICIA; PARRA ABDALLA, DULCINEIA SAES. Cholesterol oxides inhibit cholesterol esterification by lecithin:cholesterol acyl transferase. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 45, n. 3, p. 429-435, . (96/12164-0)