Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação antibacteriana da própolis frente a Salmonella sp e atividade bactericida de macrófagos

Processo: 01/03461-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Maurício Sforcin
Beneficiário:José Maurício Sforcin
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções bacterianas  Salmonella  Antibióticos  Própolis  Macrófagos  Imunomodulação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiboticos | Imunomudulacao | Infeccao | Macrofagos | Propolis | Salmonella

Resumo

A própolis apresenta propriedade antibacteriana, possuindo diversificada composição química, o que pode variar de acordo com a região geográfica em que é produzida. Com relação ao sistema imune, apresenta ação imunoestimulante, podendo atuar na ativação de macrófagos. Tanto no Brasil quanto em diversos países, Salmonela está entre as principais causas de contaminações alimentares, promovendo uma reação inflamatória e enterocolite, sendo fagocitada por macrófagos. Através dos macrófagos, a bactéria pode atingir outros órgãos e se multiplicar, como parasita intracelular. Desta forma, o objetivo do trabalho é comparar a suscetibilidade de Salmonela sp em função de sua procedência (isolada de alimentos e processos infecciosos) frente à ação antibacteriana da própolis do Brasil e da Bulgária. Será verificada também a curva de sobrevivência destas bactérias, o sinergismo da própolis com antibióticos utilizados em infecções por Salmonela typhi e a atividade bactericida de macrófagos peritoneais de camundongos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORSI‚ R.O.; SFORCIN‚ J.M.; FUNARI‚ S.R.C.; BANKOVA‚ V.. Effects of Brazilian and Bulgarian propolis on bactericidal activity of macrophages against Salmonella Typhimurium. International Immunopharmacology, v. 5, n. 2, p. 359-368, . (01/03461-1)