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Estrategias de aprendizagem utilizadas em atividades de estudo por estudantes universitarios de primeira geracao de longa escolaridade.

Processo: 02/01992-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Luiz Percival Leme Britto
Beneficiário:Luiz Percival Leme Britto
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Metacognição  Estratégias de ensino-aprendizagem  Escolarização  Letramento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escolarizacao | Estrategias De Aprendizagem | Estudante Universitario | Formas De Estudar | Letramento | Metacognicao

Resumo

Admitindo que a aprendizagem é um processo impregnado pelas formas culturais que tem lugar num contexto de relação e de comunicação interpessoal e partindo do pressuposto de que o processo de escolarizaçao visa a autonomia intelectual, entendida como a capacidade de, a partir de um conjunto de referenciais relativamente definidos, decidir, calcular, planejar, intervir, criticar, transformar, solucionar, criar, pretendemos, neste trabalho, compreender estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes universitários de primeira geração de ampla escolaridade em atividades de estudo formal e o grau de consciência e domínio que apresentam sobre os processos envolvidos no ato de estudar. Este segmento da população de estudantes universitários tem, freqüentemente, experiência educacional marcada por escolarizaçao tardia ou irregular e dispõe de pouco tempo para a universidade, raramente participando de atividades de extensão. Para desenvolver este estudo, nos ancoramos em duas grandes áreas de investigação: a dos estudos sobre letramento (OLSON, 1997; OLSON e TORRANCE, 1995; KLEIMAN, 1995; SOARES 1998; RIBEIRO, 1999) e a dos estudos ancorados na abordagem histórico cultural sobre aprendizagem e linguagem (VYGOTSKY, 1984, 1993; WALLON, 1979; BAKHTIN, 1982; 1992). Os procedimentos metodológicos envolverão tanto uma investigação ampla, de base estatística, como procedimentos de investigação qualitativa, com pequenos grupos, de modo a buscar uma caracterização mais aguda dos fenômenos em foco. (AU)

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