Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo e caracterizacao eletroquimica de novos tipos de acos inoxidaveis aplicados em implantes ortopedicos.

Processo: 02/09543-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Silvia Maria Leite Agostinho
Beneficiário:Silvia Maria Leite Agostinho
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aço inoxidável  Próteses ortopédicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aco F138 | Aco Iso 5832-9 | Aco 316L | Acos Inoxidaveis | Fluidos Biologicos | Implantes Ortopedicos

Resumo

O trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo da resistência à corrosão de diferentes aços inoxidáveis em implantes ortopédicos, em meios que simulem fluidos biológicos. Além de caracterizar os aços inoxidáveis, será modificada a composição da liga do aço inoxidável 5832-9, no que se refere ao teor de nióbio. O referido aço foi recentemente desenvolvido visando aplicação em implantes. Ao longo de várias décadas os pesquisadores vêm procurando uma liga de ferro que apresente boa aderência assim como uma boa compatibilidade. A elaboração deste aço foi feita com o propósito de substituir os aços que frequentemente estão sendo usados como é o caso do 316 L e do F 138. O nióbio está sendo acrescentado a este novo aço em percentagens em peso compreendidas entre 0,27 e 0, 40. A adição deste elemento de liga se dá com o objetivo de impedir a precipitação dos carbetos de cromo, fato que implicaria na queda da resistência à corrosão do aço inoxidável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)