Busca avançada
Ano de início
Entree

Potenciais cognitivos evocados durante a codificação de itens distintos e relacionados entre si: efeitos sobre a recordação livre

Resumo

O estudo objetiva investigar, por meio de metodologia baseada em Potenciais Evocados Relacionados a Eventos (ERPs), os processos cognitivos relacionados à codificação de palavras com diferentes formas de relacionamento entre elas. Vinte voluntários saudáveis (18 a 35 anos), com nível universitário, participarão de 4 sessões experimentais, em que serão apresentadas seqüencialmente na tela de um computador, 20 listas de 15 palavras, por sessão experimental. Ao final de cada lista, o sujeito será requisitado a recordar o maior número possível de palavras, em qualquer ordem. As listas serão compostas de palavras não relacionadas, excetuando aquelas pertencerdes às posições intermediárias de 60 das listas (7ª, 8ª, e 9ª posições seriais), em que serão inseridas tríades de palavras com relações semânticas, fonéticas ou perceptuais. Os ERPs serão registrados para as palavras pertencentes às posições 7-8-9-10, durante a apresentação das listas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, ANA M. L.; BUENO, ORLANDO F. A.; MANZANO, GILBERTO M.; KOHN, ANDRE F.; POMPEIA, SABINE. Late positive slow waves as markers of chunking during encoding. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 6, JUL 28 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.