Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da eficacia da suplementacao fisiologica do hormonio do crescimento na otimizacao da resposta imune em ratos wistar infectados com trypanosoma cruzi.

Processo: 04/04510-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:José Clóvis do Prado Júnior
Beneficiário:José Clóvis do Prado Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leucócitos  Histopatologia  Sistema imune  Trypanosoma cruzi  Parasitemia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gh | Histopatologia | Leucocitos | Parasitemia | Sistema Imune | Trypanosoma Cruzi

Resumo

O Hormônio do Crescimento (GH) produzido pela adeno-hipófise possui múltiplas funções tais como o crescimento e manutenção da massa óssea e muscular, redução da quantidade de gordura corpórea, além de comprovada ação imuno moduladora. A maioria das células imunes expressam receptores para GH e IGF-I (Insuline growth factor I), o que indica uma relação entre a função imune e o eixo somatotrópico. GH mRNA encontra-se expresso em células do timo, baço, amídalas e linfonodos (MELLO-COELHO et al., 1998). No timo, esses receptores de GH encontram-se predominantemente expressos em timócitos imaturos (MELLO-COELHO et al., 1998), enquanto que no sangue periférico aparentemente todas as células B e monócitos apresentam receptores para GH, porém com baixa expressão em células T (RAPAPORT et al., 1995; BRESSON et al., 1999). Em modelo murino, GH estimula in vitro a proliferação de células T (POSTEL-VINAY et al., 1997). MURPHY et al., 1992 relata que camundongos Snell-Bag dwarf, animais que exibem uma função anormal da pituitária apresentam defeitos profundos na imunidade regida por células T e isto pode ser revertido pela adição de GH. O autor ainda relata que o GH induz hiperplasia arnica e geração de células CD4+ e talvez a IL-7 seja o agente promotor envolvido na timopoiese. Baseados nessas premissas, o presente trabalho tem por objetivos o estudo da administração de GH sobre a resposta imune de ratos machos Wistar infectados com a cepa Y de Trypanosoma cruzi, antes da puberdade e pós-puberdade, através dos seguintes parâmetros: Parasitemia; Dosagem de Interleucinas (IL-2, IL-12 e TNF); Pesquisa de Anticorpos Líticos; Pesagem da massa corporal e dos órgãos a serem analisados; Leucograma; Contagem global e específicas de células da medula; Histopatologia do timo, coração e baço. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)