Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ação quimiopreventiva do guaraná (Paullinia cupana Mart. var. sorbilis) em camundongos com deficiência na expressão da Cx43 submetidos a carcinogênese pulmonar induzida por carcinógeno do tabaco (4-(metilnitrosamino) -1 (3-piridil) -1- butanona)

Processo: 04/07815-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Maria Lucia Zaidan Dagli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quimioprevenção  Guaraná  Paullinia cupana  Conexinas  Transformação celular neoplásica  Pulmão  RNA mensageiro 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinogenese | Conexinas | Guarana | Paullinia Cupana | Pulmao | Quimioprevencao

Resumo

Diversos estudos demonstram que compostos polifenólicos como os taninos e as catequinas apresentam ação especifica contra o processo da carcinogênese pulmonar. Acredita-se que as conexinas atuem como agentes supressores de tumor, sendo que a cx43 é de longe a mais presente em pneumócitos do tipo II. O guaraná (Paullinia cupana Mart. var. sorbilis) pertence a família Sapindaceae e apresenta em sua composição os radicais metil-xantinicos (cafeína, teobromina e teofilina), ocorrendo também taninos, saponinas, catequinas, epicatequinas, proantrocianidóis, dando-se ênfase à alta concentração de taninos (16,0%) e à cafeína variando entre 2.5 e 5.0%. Em estudos anteriores o guaraná apresentou efeito quimiopreventivo, já que protegeu as fitas de DNA da ação tóxica da dietilnitrosamina (DEN) nas mesmas doses aqui propostas (p<0.05). Em experimento de hepatocarcinogênese, o guaraná reduziu a incidência e multiplicidade (p<0.05) de lesões macroscópicas, de forma dose dependente. Diminuiu também o número de lesões pré-neoplásicas na dose de 2.0mg/g peso vivo (p<0.05). Neste trabalho estudaremos a ação do guaraná em animais wild type e heterozigotos para o gene que codifica a Cx43 em experimento de carcinogênese pulmonar induzida pelo NNK, um potente carcinógeno presente no tabaco. As lesões existentes serão quantificadas e classificadas, quantificaremos a expressão do RNAm para a Cx43, quantificando também Cx43 e classificaremos quanto a presença e localização delas nas lesões e tecido normal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUKUMASU, HEIDGE; AVANZO, JOSE L.; SANCHES, DANIEL S.; MENNECIER, GREGORY; MORI, CLAUDIA M. C.; DAGLI, MARIA L. Z.. Higher susceptibility of spontaneous and NNK-induced lung neoplasms in connexin 43 deficient CD1xAJ F1 mice: Paradoxical expression of connexin 43 during lung carcinogenesis. Molecular Carcinogenesis, v. 52, n. 7, p. 497-506, . (05/54194-4, 04/07815-0)