Busca avançada
Ano de início
Entree

Envelhecimento e doença de Alzheimer: processos contínuos? efeito dos anticolinesterásicos e antioxidantes

Processo: 04/10205-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2005 - 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Tania Marcourakis
Beneficiário:Tania Marcourakis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer  Envelhecimento  Eritrócitos  Estresse oxidativo  Memória (psicologia) 

Resumo

Várias evidências apontam para o envolvimento do estresse oxidativo no envelhecimento e na doença de Alzheimer. Um dos principais agentes oxidantes envolvidos é o anion peroxinitrito, formado pelos radicais livres, ânion superóxido e óxido nítrico. Estudo anterior de nosso grupo (Kawamoto e cols, no prelo) mostrou a presença de estresse oxidativo em plaquetas e eritrócitos no envelhecimento e na doença de Alzheimer. O objetivo deste projeto é acompanhar a evolução de marcadores envolvidos no processo de estresse oxidativo, como TBARS, superóxido dismutase, catalase, glutationa peroxidase, glutationa redutase, glutationa reduzida e oxidada, além da dosagem de a-tocoferol, um agente antioxidante, em indivíduos acima de 18 anos de idade sadios, em portadores de Distúrbio Cognitivo Leve e de Doença de Alzheimer. Os pacientes receberão o tratamento padrão para cada caso (anticolinesterásicos e/ou a-tocoferol) e serão reavaliados após seis meses. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
O cronômetro do cérebro 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORRES, LARISSA LOBO; QUAGLIO, NATHALIA BARBOSA; DE SOUZA, GISELE TAVARES; GARCIA, RAPHAEL TAMBORELLI; MUNHOZ DATI, LIVIA MENDONCA; MOREIRA, WALLACE LUIZ; DE MELO LOUREIRO, ANA PAULA; DE SOUZA-TALARICO, JULIANA NERY; SMID, JERUSA; PORTO, CLAUDIA SELITO; DE CAMPOS BOTTINO, CASSIO MACHADO; NITRINI, RICARDO; DE MORAES BARROS, SILVIA BERLANGA; CAMARINI, ROSANA; MARCOURAKIS, TANIA. Peripheral Oxidative Stress Biomarkers in Mild Cognitive Impairment and Alzheimer's Disease. JOURNAL OF ALZHEIMER'S DISEASE, v. 26, n. 1, p. 59-68, 2011. Citações Web of Science: 113.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.