Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepções de ensino-aprendizagem na teoria e na prática de professores de química

Processo: 04/15714-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Carmen Fernandez
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química  Ensino e aprendizagem  Professor reflexivo  Professor pesquisador 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Professor Pesquisador | Professores Reflexivos | Reflexao Na Acao

Resumo

Neste trabalho, propõe-se investigar os contrastes entre a teoria e a prática das concepções de ensino-aprendizagem de professores de química, através da análise das discussões dos alunos numa disciplina de pós-graduação no Programa Interunidades de Ensino de Ciências (USP). Dentro dessa disciplina, está prevista a formação de grupos de discussão entre mestrandos que atuem também como professores do Ensino Médio de Química, com intuito de investigar quais as concepções de ensino-aprendizagem que estes alunos possuem como ideal e quais as que praticam em sala de aula, de modo a poder analisar as possíveis contradições e dificuldades para implantar na prática as idéias que acreditam. A pesquisa consistirá num estudo de caso, onde serão gravadas e analisadas as falas dos mestrandos-professores durante os encontros, com intuito de estudar as dificuldades e as possíveis mudanças durante o processo, relacionadas às suas próprias concepções de ensino-aprendizagem e às suas práticas de sala de aula. Para promover a reflexão da prática de sala de aula serão incentivadas quatro ações: i.) descrever (descrição de uma aula ou um trecho de uma aula); ii.) informar (perceber na descrição da aula, as concepções que a permeiam); iii.) confrontar (refletir sobre a prática e buscar suas inconsistências); iv.) reconstruir (busca de alternativas para as ações). Esse processo de reflexão do grupo será analisado de modo a poder responder a duas questões fundamentais: Com qual(is) concepção(ões) de ensino-aprendizagem o mestrando em Ensino de Ciências mais se identifica teoricamente e qual(is) concepção(ões) utiliza na prática? Na hipótese de serem divergentes, quais os fatores que impedem esse futuro mestre na área de ensino, de atuar em sala de aula de acordo com suas próprias convicções? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)