Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteína instável no leite: relação entre manejo e sua ocorrência, em rebanhos leiteiros no estado de São Paulo

Processo: 05/51369-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Paulo Fernando Machado
Beneficiário:Paulo Fernando Machado
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Leite  Proteínas do leite  Qualidade do leite  Manejo animal  Nutrição animal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estabilidade Termica | Higiene | Leite Instavel | Nutricao | Qualidade Do Leite | Sanidade

Resumo

A proteína instável no leite é caracterizada pela perda da estabilidade da caseína, resultando em precipitação na prova do álcool sem, entretanto, haver acidez elevada. Caso o leite seja recepcionado, ele não resiste ao processo térmico durante o processamento devido à sua instabilidade térmica. O estudo tem como objetivo avaliar a ocorrência de proteína instável no leite produzido em fazendas do Estado de São Paulo, bem como indicar possíveis causas e medidas de controle para os produtores relacionados com o problema. Serão avaliadas amostras de leite recebidas pelos laticínios, para o mapeamento e determinação da época da ocorrência. Em etapa posterior será feita avaliação para explicar a causa de sua ocorrência relacionada com nutrição, sanidade e higiene das propriedades relacionadas com o problema. E por fim, serão avaliadas propostas nutricionais e de manejo, para controle ou prevenção da ocorrência deste problema no Estado de São Paulo. Como resultados do presente estudo, espera-se relacionar causas e medidas de controle para a ocorrência de proteína. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L.C. ROMA JÚNIOR; J.F.G. MONTOYA; T.T. MARTINS; L.D. CASSOLI; P.F. MACHADO. Sazonalidade do teor de proteína e outros componentes do leite e sua relação com programa de pagamento por qualidade. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 61, n. 6, p. 1411-1418, . (05/51369-8)