Busca avançada
Ano de início
Entree

Argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de casos

Processo: 05/54035-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento educacional  Ensino superior 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argumentacao | Casos Investigativos | Ensino De Quimica | Ensino Superior

Resumo

Estudos vêm demonstrando a importância da argumentação no ensino de ciências. No entanto, para que a argumentação ocorra em salas de aula é recomendável que propostas baseadas na resolução de problemas sejam apresentadas aos estudantes. A partir desta perspectiva pretendemos colocar em funcionamento uma proposta de ensino pautada na resolução de casos investigativos por alunos do Curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos - USP, matriculados na disciplina Comunicação e Expressão em Linguagem Científica. Os casos serão solucionados pelos alunos, em pequenos grupos, e serão por nós elaborados, de maneira a exigir a consideração de aspectos sócio-científicos para as suas resoluções. As resoluções encontradas para os casos serão apresentadas oralmente e discutidas pelos grupos em sala de aula. Neste trabalho procuraremos avaliar, a partir de episódios extraídos das aulas, a qualidade da argumentação dos alunos em discussões de aspectos sócio-científicos na apresentação da resolução dos casos e verificar em que medida a proposta de ensino estimulará a elaboração de argumentos por parte dos alunos. Quanto ao referencial para a interpretação dos dados, procuraremos subsídios no trabalho de Toulmin, apresentado no livro Os Usos do Argumento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIANA PASSOS SÁ; SALETE LINHARES QUEIROZ. Promovendo a argumentação no ensino superior de química. Química Nova, v. 30, n. 8, p. 2035-2042, . (05/54035-3)
LUCIANA PASSOS SÁ; CRISTIANE ANDRETTA FRANCISCO; SALETE LINHARES QUEIROZ. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 731-739, . (05/54035-3)