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Diagnóstico diferencial nos transtornos de aprendizagem: uma proposta de avaliação

Processo: 05/04769-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem  Dislexia  Leitura  Escrita  Análise de erros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Avaliacao | Dislexia | Disturbios De Aprendizagem | Escritaq | Leitura | Fonoaudiologia

Resumo

Os distúrbios de aprendizagem têm sido amplamente discutidos no Brasil, em razão das dificuldades observadas por meio de análise de desempenho de alunos do ensino fundamental e médio. Tendo em vista a complexidade de aprendizagem em suas múltiplas habilidades e funções corticais, e as definições referentes aos problemas de leitura e escrita, faz-se necessário um instrumento de avaliação, capaz de fornecer embasamento empírico, para o diagnóstico diferencial e destacar possíveis áreas para intervenção. Assim o presente projeto propõe-se a desenvolver um Teste de Referência, ou seja, protocolo composto por testes relacionados às habilidades referidas para execução de leitura e escrita. Os testes desenvolvidos buscarão identificar se um indivíduo apresenta ou não determinada habilidade ou competência por meio da análise do padrão de erros. Desta forma, estes testes poderão fornecer uma clara indicação do que uma criança consegue fazer, constituindo-se, portanto, em um guia para as habilidades a serem trabalhadas.Uma das vantagens deste tipo de avaliação é que ela permite uma análise conceitual dos tipos de erros que a criança faz. A análise dos erros cometidos durante o desempenho de uma tarefa pode desempenhar uma parte importante na compreensão das dificuldades apresentadas por ela. Os erros podem ser interpretados como inadequações entre as estratégias e as demandas da tarefa, podendo refletir o tipo de processamento de informação que determinada criança usa, e conseqüentemente, que tipo de intervenção deve ser usada.Tão importante quanto o desenvolvimento de um Protocolo de Avaliação da Aprendizagem, é o teste de sua eficiência no diagnóstico diferencial de tais distúrbios. Desta forma, pretende-se testar a validade do instrumento por meio do confrontamento de resultados obtidos na testagem do protocolo com os dados obtidos na avaliação objetiva do P300, capaz de mensurar componentes importantes no processo de aprendizagem. Tendo em vista a complexidade de aprendizagem em suas múltiplas habilidades e funções corticais, e as definições referentes aos problemas de leitura e escrita, faz-se necessário um instrumento de avaliação, capaz de fornecer embasamento empírico, para o diagnóstico diferencial e destacar possíveis áreas para intervenção.Assim o presente projeto propõe-se a desenvolver um Teste de Referência, ou seja, protocolo composto por testes relacionados às habilidades referidas para execução de leitura e escrita. Os testes desenvolvidos buscarão identificar se um indivíduo apresenta ou não determinada habilidade ou competência por meio da análise do padrão de erros. Desta forma, estes testes poderão fornecer uma clara indicação do que uma criança consegue fazer, constituindo-se, portanto, em um guia para as habilidades a serem trabalhadas.Uma das vantagens deste tipo de avaliação é que ela permite uma análise conceitual dos tipos de erros que a criança faz. A análise dos erros cometidos durante o desempenho de uma tarefa pode desempenhar uma parte importante na compreensão das dificuldades apresentadas por ela. Os erros podem ser interpretados como inadequações entre as estratégias e as demandas da tarefa, podendo refletir o tipo de processamento de informação que determinada criança usa, e conseqüentemente, que tipo de intervenção deve ser usada. Tão importante quanto o desenvolvimento de um Protocolo de Avaliação da Aprendizagem, é o teste de sua eficiência no diagnóstico diferencial de tais distúrbios. Desta forma, pretende-se testar a validade do instrumento por meio do confrontamento de resultados obtidos na testagem do protocolo com os dados obtidos na avaliação objetiva do P300, capaz de mensurar componentes importantes no processo de aprendizagem. (AU)

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