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Avaliação objetiva da audição em pacientes com dislexia e distúrbios de aprendizagem da cidade de Marília-SP e região

Processo: 11/00484-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Figueiredo Frizzo
Beneficiário:Ana Claudia Figueiredo Frizzo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Pesq. associados:Simone Aparecida Capellini
Bolsa(s) vinculada(s):12/07985-0 - Avaliação objetiva da audição em pacientes com dislexia e distúrbios de aprendizagem da cidade de Marília-SP e região, BP.TT
11/17967-6 - Avaliação objetiva da audição em pacientes com dislexia e distúrbio de aprendizagem da cidade de Marília-SP e região, BP.TT
Assunto(s):Audiologia  Potenciais evocados auditivos  Transtornos de aprendizagem  Dislexia 

Resumo

Informações atuais da literatura identificam os Potenciais Evocados Auditivos (PEA) como instrumento diagnóstico promissor, foco da avaliação funcional e objetiva do sistema auditivo, que investiga o caminho do som da orelha até o córtex auditivo e tem aporte significativo na caracterização dos transtornos escolares (PURDY, KELLY, DAVIES, 2002; ANDREADIS et al., 2009). O presente estudo tem como objetivo estudar os componentes dos potenciais evocados auditivos de curta média e longa latência e comparar os dados dos achados destas medidas em crianças com dislexia, distúrbios de aprendizagem e crianças sem problemas de aprendizagem. O estudo realizado será de corte transversal e delineamento quantitativo e qualitativo, do tipo descritivo e exploratório e experimental. Serão avaliadas 45 crianças, 15 com diagnóstico de distúrbio de aprendizagem, 15 disléxicos e 15 sem problemas de aprendizagem com idade acima de 08 anos, atendidas e triadas no Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia da FFC/UNESP. Procedimento de pesquisa: exame de potencial evocado auditivo de curta, média e longa latência. O estudo aplicará uma bateria de testes objetivos que avaliem a audição para uma melhor caracterização dos distúrbios de aprendizagem e auxiliar na definição de critérios de diagnóstico. (AU)