Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da predisposicao hereditaria a neoplasias.

Processo: 06/01710-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Carmen Silvia Passos Lima
Beneficiário:Carmen Silvia Passos Lima
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias de cabeça e pescoço  Suscetibilidade  Neoplasias mamárias  Oncologia  Neoplasias ovarianas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Cabeca E Pescoco | Cancer De Mama | Cancer De Ovario | Poliorfismo Genicos | Susceptibilidade | Oncologia

Resumo

Já é bastante conhecida a dependência do crescimento, invasão e a disseminação de tumores sólidos na angiogênese, incluindo o câncer de mama esporádico (CME) e o câncer de ovário esporádico (COE). O CME e o COE estão associados à produção de proteínas estimuladoras da angiogênese, como o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), produto do gene VEGF e de proteínas inibidoras da angiogênese, como a endostatina, produzida pelo gene COL18A1. Recentemente, os polimorfismos 936 CT de 634 CG do gene VEGF e D104N do gene COL18A1 foram descritos como associados ao risco de ocorrência de tumores sólidos. Entretanto, seus papéis na ocorrência do CME e COE não estão estabelecidos.Por outro lado, o carcinoma de células escamosas (CEC) de cabeça e pescoço está associado à exposição a carcinógenos. Os polimorfismos dos genes GSTM1 e GSTT1, do Sistema da Glutationa S-Transferase, e CYP1A1*2A e CYP1A1*2B do gene CYP1A1, do Sistema do Citocromo P-450, foram descritos como moduladores do metabolismo de carcinógenos e foram também associados ao risco de ocorrência de tumores sólidos. Entretanto, não se encontram estabelecidos os seus papéis na origem da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMERIN, GABRIELA RIBEIRO; CARVALHO BRITO, ANGELO BORSARELLI; VASSALLO, JOSE; MAURICETTE DERCHAIN, SOPHIE FRANCOISE; PASSOS LIMA, CARMEN SILVIA. VEGF gene polymorphisms and outcome of epithelial ovarian cancer patients. FUTURE ONCOLOGY, v. 13, n. 5, p. 409-414, . (06/01710-8)
CARRON, JULIANA; CARVALHO BRITO, ANGELO BORSARELLI; MOURAO TORELLI, ANA CAROLINA; OLIVEIRA, CRISTIANE; MAURICETTE DERCHAIN, SOPHIE FRANCOISE; PASSOS LIMA, CARMEN SILVIA; LOURENCO, GUSTAVO JACOB. Association between polymorphisms in xenobiotic detoxification-related genes with prognosis of epithelial ovarian cancer. MEDICAL ONCOLOGY, v. 33, n. 10, . (06/01710-8)