Busca avançada
Ano de início
Entree

Verificação das características iniciais da comunicação verbal em crianças com alteração específica de linguagem

Processo: 06/50466-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2006 - 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Débora Maria Befi-Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia 

Resumo

As Alterações Específicas da Linguagem têm ocorrência significativa dentre os quadros que acometem o processo normal de aquisição e desenvolvimento da linguagem, internacionalmente estima-se que 7.4% da população infantil apresentem este tipo de manifestação. O estudo dos padrões de comunicação dessas crianças é fundamental, tanto para seu diagnóstico, realizado a partir da exclusão de quadros mais abrangentes e inclusão de manifestações atípicas no desenvolvimento da linguagem. Um dos subsistemas da linguagem mais comprometidos nesses quadros é a fonologia, muito embora a semântica, morfossintaxe e pragmática também mereçam investigação curada. Entretanto, nos estágios iniciais da aquisição da linguagem por essas. crianças, as alterações fonológicas comprometem sobremaneira a avaliação dos demais subsistemas, uma vez que a ininteligibilidade de fala é comum, prejudicando a avaliação da linguagem de forma geral.Partindo dessa premissa, o objetivo maior do presente estudo é verificar o desempenho fonológico de crianças com diagnóstico de Alteração Específica da Linguagem - Retardos na Aquisição da Linguagem ou Distúrbios Específicos de Linguagem - no que se refere a padrões de produção em prova especifica de imitação de palavras, nomeação de figuras e fala espontânea, comparando as performances nas três provas.Os resultados obtidos após a análise dos dados permitirão maior precisão no diagnóstico das Alterações Específicas da Linguagem, aspecto que, certamente, influenciará o processo de reabilitação dessas crianças. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Confiabilidade das transcrições fonológicas de crianças com alteração específica de linguagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 4, p. -, Dez. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.