Busca avançada
Ano de início
Entree

Câncer de mama em pacientes brasileiras jovens (abaixo de 35 anos): comparação dos achados anátomo-clínicos, incluindo fatores prognósticos e preditivos, com câncer de mama em mulheres idosas (acima de 60 anos)

Processo: 07/03139-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Filomena Marino Carvalho
Beneficiário:Filomena Marino Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia comparada  Neoplasias mamárias  Carcinoma  Imuno-histoquímica  Receptor do fator de crescimento epidérmico  Fenótipo  Mulheres 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de mama | carcinoma basalóide | fatores prognósticos | Her-2 | imuno-histoquímica | tissue microarray | Patologia Mamária

Resumo

É controverso na literatura se o prognóstico do câncer de mama ocorrendo em mulheres jovens é pior ou não do que aquele acometendo mulheres idosas. São praticamente inexistentes estudos avaliando o comportamento biológico do câncer de mama em mulheres brasileiras jovens. Mulheres abaixo dos 35 anos compõem uma população especial das pacientes com câncer de mama que difere das mulheres mais velhas quanto às frequências relativas dos carcinomas familial e esporádico e no estado dos receptores hormonais. Estas pacientes podem diferir nas proporções relativas dos diferentes fenótipos quando comparado com mulheres mais velhas. O presente projeto visa analisar os indicadores anatomopatológicos e imunohistoquímicos relacionados ao comportamento biológico do carcinoma mamário em população de mulheres brasileiras jovens abaixo dos 35 anos, comparando com a apresentação em mulheres acima dos 60 anos. O estudo será retrospectivo incluindo casos arquivados na Consultoria em Patologia no período de 1997 a 2007. Todos os tumores serão revistos pelo mesmo patologista, que selecionará áreas representativas para construção de blocos de tissue microarray. Além dos fatores preditivos e prognósticos, rotineiramente estudados em câncer de mama para conduta clínica, como tipo e grau histológico, comprometimento vascular, grau mitótico e expressão imunoistoquímica de receptores hormonais e HER-2, é nosso objetivo avaliar a frequência do fenótipo basalóide nos dois grupos através de marcadores histológicos e imunohistoquímicos recentemente descritos tais como grau nuclear, necrose, contornos do tumor compressivos, fenótipo triplo-negativo (ER-, PR-, HER-2-), receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), citoceratinas basais 5/6, CD117 e vimentina. A avaliação estatítica será feita através do teste do chi-quadrado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, FILOMENA M.; BACCHI, LIVIA M.; SANTOS, PRISCILA P. C.; BACCHI, CARLOS E.. Triple-negative breast carcinomas are a heterogeneous entity that differs between young and old patients. Clinics, v. 65, n. 10, p. 1033-1036, . (07/51613-1, 07/03139-9)