Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultivo descontínuo alimentado de Spirulina (Arthrospira) platensis em reator tubular utilizando nitrato de amônio como fonte de nitrogênio

Processo: 09/53265-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:João Carlos Monteiro de Carvalho
Beneficiário:João Carlos Monteiro de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cianobactérias  Spirulina platensis  Organismos fotossintetizantes  Proteína microbiana  Nitrato de amônio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomassa Fotossintetizante | Nitrato De Amonio | Proteina Microbiana | Reator Tubular | Spirulina Platensis

Resumo

As cianobactérias constituem um grupo de microrganismos fotossintetizantes que têm sido descritas como fontes úteis de diversos compostos importantes na área de alimentos como clorofila, carotenoides, ficocianina, ácidos graxos, proteínas, entre outros. O potencial biotecnológico do cultivo de microrganismos fotossintetizantes tem aumentado nos últimos anos, levando a projetos no mundo todo com o intuito de produzi-los para os mais diversos fins, sendo os microrganismos mais produzidos aqueles pertencentes aos gêneros Spirulina, Chlorella e Dunaliella. A cianobactéria Spirulina platensis vem sendo cultivada fotoautotroficamente para a produção de biomassa usada na complementação da alimentação humana e animal. O nitrogênio é o segundo constituinte da célula que precisa ser adicionado no meio de cultivo, influenciando tanto no custo deste como no crescimento celular, e na composição da biomassa obtida. O nitrato de amônio, por ser um sal que apresenta tanto o nitrato como o amônio em sua composição, suprindo o cultivo com uma fonte de nitrogênio prontamente utilizável (amônia) e uma fonte de nitrogênio de reserva (nitrato), pode contribuir para a viabilização da produção de Spirulina platensis. Serão avaliadas diferentes formas de alimentação de nitrato de amônio e diferentes intensidades luminosas, utilizando a metodologia de superfície de resposta, e tendo como variáveis dependentes a concentração celular máxima, a velocidade específica de crescimento, a produtividade em células, a eficiência fotossintética, os fatores de conversão de nitrogênio em células e em proteínas, bem como a composição centesimal da biomassa obtida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ-MARTINEZ, L. C.; JESUS, C. K. C.; MATSUDO, M. C.; DANESI, E. D. G.; SATO, S.; CARVALHO, J. C. M.. GROWTH AND COMPOSITION OF Arthrospira (Spirulina) platensis IN A TUBULAR PHOTOBIOREACTOR USING AMMONIUM NITRATE AS THE NITROGEN SOURCE IN A FED-BATCH PROCESS. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 32, n. 2, p. 347-356, . (09/53265-6)