Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da diversidade da microbiota fecal de criancas de zero a doze meses de idade usando o metodo de eletroforese em gel com gradiente de desnaturante (dgge).

Processo: 08/55046-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marina Baquerizo Martinez
Beneficiário:Marina Baquerizo Martinez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular  Eletroforese em gel de gradiente desnaturante  Diversidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Molecular | Criancas Menores De 1 Ano | Dgge | Diversidade | Microbiologia Intestinal

Resumo

A microbiota intestinal, adquirida no período pós-natal é composta por uma grande diversidade de bactérias e desempenha diferentes funções no hospedeiro humano. O conteúdo bacteriano intestinal, ainda não totalmente conhecido, é influenciado por fatores internos e, principalmente externos que modulam sua composição e função. A composição e atividade da microbiota intestinal tem uma enorme importância nos processos imunológicos, nutricionais e patogênicos no ser humano, em conseqüência na manutenção da saúde do indivíduo. Pouco se sabe sobre a identidade e época de entrada dos microrganismos no ecossistema digestivo. O conhecimento, portanto da microbiota, permite a utilização de diferentes estratégias com o intuito de manipular as populações bacterianas e promover a saúde. Este estudo irá acompanhar o estabelecimento da flora intestinal em recém-nascidos, desde o nascimento até o primeiro ano de vida, analisando sua composição e evolução temporal, de um grupo de 10 crianças nascidas de parto normal no Hospital Universitário (HU-USP) e acompanhadas mensalmente até o primeiro ano de vida. As amostras de fezes serão coletadas mensalmente e o DNA genômico bacteriano das fezes será extraído e utilizado como molde na reação em cadeia da polimerase (PCR) das regiões V6-V8 do gene 16S rDNA bacteriano. Os produtos de amplificação na PCR serão, então, separados por eletroforese em gel com gradiente de desnaturante (DGGE), e os perfis encontrados serão analisados, com o objetivo de se comparar a evolução da diversidade bacteriana de uma mesma criança ao longo de seu primeiro ano de vida, além da diversidade bacteriana entre crianças pertencentes a uma mesma comunidade, expostas a condições ambientais diversas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)