Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da relacao entre os disturbios do metabolismo mineral e doenca coronariana em pacientes com funcao renal normal.

Processo: 07/56238-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Rosa Maria Affonso Moysés
Beneficiário:Rosa Maria Affonso Moysés
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo  Minerais  Fósforo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca Coronariana | Fgf-23 | Fosforo | Metabolismo | Mineral

Resumo

A relação entre alterações do metabolismo mineral, principalmente do fósforo sérico, e a presença de aterosclerose já está bem estabelecida em pacientes portadores de doença renal crônica. No entanto, o assunto foi bem menos estudado em indivíduos com função renal normal. Os estudos disponíveis são contraditórios em sua maioria e alguns dos principais atores do metabolismo mineral não foram sequer avaliados neste grupo de pacientes. O fato de o fósforo sérico, mesmo que dentro dos limites considerados normais, apresentar correlação com a mortalidade cardiovascular em pacientes com função renal normal é um alerta para a importância não só do próprio fósforo, mas de todos os seus reguladores, na calcificação vascular nesta população. Tanto fósforo quanto a osteoprotegerina, PTH e vitamina D têm ação direta sobre as células vasculares. Já o FGF-23 participa do processo de maneira indireta, regulando a fosforemia, mas é possível que também o faça diretamente. Com relação à avaliação clinica do processo aterosclerótico, é importante que seja analisado não só o grau de obstrução coronariana, acessado através da cineangiocoronariografia, mas também a presença de calcificação coronariana, o que pode ser feito através da Tomografia computadorizada Helicoidal de coronárias. Desta maneira, nosso objetivo é avaliar a correlação entre os marcadores do metabolismo mineral e lesão coronariana detectada através de cineangiocoronariografia e TC helicoidal (escore de calcificação coronariana)em indivíduos com função renal normal. Serão estudados 300 pacientes com função renal normal e indicação de cineangiocoronariografia eletiva, que serão submetidos também a TC de tórax helicoidal para quantificação de cálcio nas artérias coronárias e coleta dè sangue periférico para dosagem de uréia, creatinina, cálcio total, cálcio iônico, fósforo séricos, paratormônio intacto, fosfatase alcalina, FGF-23, 25-OH-vitamina D, osteoprotegerina, PCR ultrasensível, IL-6, colesterol total e frações, triglicérides, apolipoproteína B, glicemia de jejum e insulina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANCELA, ANA LUDIMILA; SANTOS, RAUL DIAS; TITAN, SILVIA MARIA; GOLDENSTEIN, PATRICIA TASCHNER; ROCHITTE, CARLOS EDUARDO; LEMOS, PEDRO ALVES; DOS REIS, LUCIENE MACHADO; GRACIOLLI, FABIANA GIORGETTI; JORGETTI, VANDA; MOYSES, ROSA MARIA. Phosphorus Is Associated with Coronary Artery Disease in Patients with Preserved Renal Function. PLoS One, v. 7, n. 5, . (07/56238-4)