Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ingestão de dentifrício por crianças pré-escolares de diferentes faixas etárias

Processo: 08/09059-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica  Dentifrícios  Flúor  Ingestão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dentifrício | Fluor | Ingestão | Bioquímica

Resumo

A prevalência da fluorose dentária vem aumentando tanto em regiões fluoretadas quanto em regiões não fluoretadas. O fator de risco mais importante para fluorose dentária é a quantidade de flúor ingerida proveniente de todas as fontes, durante o período crítico de formação dos dentes. Para se estimar a ingestão diária de flúor por crianças em idade precoce, tem-se procurado avaliar a ingestão a partir da dieta e da escovação, que representam as duas principais fontes de ingestão. A estimativa da ingestão de flúor pode ser feita através da escovação simulada ou de uma forma mais simplificada utilizando um questionário aplicado aos pais/responsáveis. Baseado na quantidade de dentifrício utilizada pela criança informada no questionário e nos dados existentes na literatura que fornecem a porcentagem média de ingestão de dentifrício de acordo com sua faixa etária, calcula-se a quantidade de F ingerido. Entretanto, para obtenção desses dados não foram consideradas a influência do sabor do dentifrício, nem uma possível correlação entre a quantidade de dentifrício utilizada e a quantidade de F ingerida. Avaliações preliminares são necessárias para que se possa utilizar o questionário para estimativa de ingestão de fluoreto, em função da quantidade de dentifrício ingerido. Este estudo tem como objetivo estabelecer a porcentagem de ingestão de dentifrício por crianças na faixa etária de 2-6 anos, levando em consideração o sabor do dentifrício e a quantidade de dentifrício utilizado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKAI KOBAYASHI, CLAUDIA AYUMI; BELINI, MELINA RODRIGUES; ITALIANI, FLAVIA DE MORAES; COLOMBO PAULETO, ADRIANA REGINA; DE ARAUJO, JULIANA JULIANELLI; TESSAROLLI, VANESSA; GRIZZO, LARISSA TERCILIA; PESSAN, JULIANO PELIM; DE ANDRADE MOREIRA MACHADO, MARIA APARECIDA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Factors influencing fluoride ingestion from dentifrice by children. COMMUNITY DENTISTRY AND ORAL EPIDEMIOLOGY, v. 39, n. 5, p. 426-432, . (08/09059-0, 09/06336-5)