Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da termociclagem e do retardamento da polimerização da base de cimento de ionômero de vidro na interface adesiva dente/resina composta

Processo: 08/02747-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Maria Teresa Atta
Beneficiário:Maria Teresa Atta
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística  Cura luminosa de adesivos dentários  Cimentos endodônticos  Ciclagem térmica (odontologia)  Cimentos de ionômeros de vidro  Resinas compostas  Resistência de união (odontologia) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão | Cimento de ionômero vidro | fotopolimerização | Termociclagem | Dentística

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a influência da base de cimento de ionômero de vidro na resistência adesiva da interface dente/restauração de resina composta, avaliando o efeito do retardamento da polimerização do cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR) usado como base e o efeito do envelhecimento com termociclagem. Serão confeccionadas cavidades na face oclusal de 90 molares humanos extraídos divididos em 2 grupos: Experimento A (termociclagem) e Experimento B (retardamento de polimerização do CIVRM). O Experimento A será subdividido em 6 grupos : (A1 e A4) sem base, (A2 e A5) com base de Cimento de Ionômero de Vidro Convencional (CIV) (Ketac Molar Easymix) e (A3 e A6) com base de CIVMR (Vitrebond). O Experimento B será subdividido em 3 grupos: (B1) base polimerizada por 40s (Vitrebond), (B2) base sem polimerização prévia e (B3): base com retardamento de 10s na polimerização. A resina composta (Filtek Z250) será inserida após a aplicação do sistema adesivo Adper Single Bond 2, no qual terá sido misturado um Reagente fluorescente (Rodamina B). Após a restauração, os dentes dos grupos do experimento A 1, 2 e 3 e B permanecerão em estufa a 37 º C enquanto os do experimento A 4, 5 e 6 serão submetidos à termociclagem com dois banhos (5ºC - 55ºC) durante 30s em 10.000 ciclos. Decorrido esse período, os dentes serão seccionados em fatias de 0,8mm. Uma fatia de cada dente será separada aleatoriamente para análise em Microscopia Confocal. As demais serão seccionadas para a confecção de palitos que serão submetidos a testes de microtração. Os resultados serão submetidos à análise de variância a um critério ANOVA a 5% e teste de Tukey. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)