Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao entre peso ao nascimento, ganho de peso nos primeiros 2 anos e composicao corporal aos 5 anos.

Processo: 09/50767-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Patricia Helen de Carvalho Rondó
Beneficiário:Patricia Helen de Carvalho Rondó
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Composição corporal  Gordura intra-abdominal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baixo Peso Ao Nascimento | Composicao Corporal | Ganho Peso Primeiros 2 Anos | Gordura Visceral | Massa Gorda | Massa Magra

Resumo

Introdução - O baixo peso ao nascimento pode se relacionar a modificações na composição corporal na vida adulta, pois se associa com diminuição de massa magra e muitas vezes ao aumento de massa gorda, com localização preferencialmente visceral. O ganho ponderal nos primeiros 2 anos de vida também pode se associar ao aumento de massa gorda. Estas alterações na composição corporal podem, portanto, ocorrer tanto no período intra-uterino, como precocemente após o nascimento. Objetivos- Verificar a associação entre baixo peso ao nascimento, ganho de peso nos primeiros 2 anos de vida e alteração na composição corporal na idade escolar. Materiais e métodos- Estudo transversal avaliando-se 280 crianças escolares com 5 anos de idade, matriculadas no primeiro ano das escolas municipais de Capão Bonito, SP. Serão avaliados fatores socioeconômicos e demográficos através de questionários. Serão realizadas medidas antropométricas (peso, estatura, circunferências da cintura, do braço e do pescoço, prega tricipital) e calculados o índice de massa corporal e área de gordura do braço. A bioimpedanciometria será utilizada para avaliação de porcentagem de massa magra e gorda. O peso de nascimento será transcrito dos prontuários médicos do hospital do município e o ganho de peso nos primeiros 2 anos de vida, transcrito das carteiras de vacina ou prontuários médicos dos postos de saúde de Capão Bonito. Análise estatística - Para armazenamento e análise dos dados será utilizado o software Stata versão 10. Será estabelecido um nível de significância de 5%. Serão utilizadas as freqüências absolutas e relativas, medias, desvio padrão e intervalo de confiança para descrição das variáveis estudadas. Para investigação de relações entre peso de nascimento, ganho ponderal nos primeiros 2 anos de vida e composição corporal será utilizada análise de regressão múltipla. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SACCO, M. R.; DE CASTRO, N. P.; EUCLYDES, V. L. V.; SOUZA, J. M.; RONDO, P. H. C.. Birth weight, rapid weight gain in infancy and markers of overweight and obesity in childhood. European Journal of Clinical Nutrition, v. 67, n. 11, p. 1147-1153, . (09/50767-0)