Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo multicêntrico de referência em ressonância magnética cardiovascular latino americano

Processo: 09/09513-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Juliano de Lara Fernandes
Beneficiário:Juliano de Lara Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiologia  Ressonância magnética  Função ventricular  Grupos étnicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Função ventricular | Multicentrico | Ressonância Magnética | Cardiologia

Resumo

A avaliação da função, diâmetros e volumes ventriculares é essencial no manejo de diversas doenças cardiovasculares. A ressonância magnética cardiovascular é hoje uma das principais ferramentas de diagnóstico não invasivo na área de cardiologia e é considerada como um dos padrões de referência para diversas medidas do coração. Entretanto, todos os estudos que estabeleceram padrões de normalidade utilizando a ressonância magnética envolveram apenas países como os EUA ou países europeus, normalmente não incluindo em seus grupos sujeitos de países latino-americanos. Alguns estudos prévios demonstram que determinados grupos étnicos possuem diferenças significativas em relação aos índices considerados como normais. Desta forma, ao compararmos as populações latino-americanas com padrões previamente estabelecidos de normalidade, podemos estar comparando um padrão que talvez não corresponda à nossa realidade. Para determinar o padrão de normalidade a partir da ressonância magnética na população brasileira e latino-americana, foi desenhado este estudo que tem como objetivo estimar não apenas estes valores em comparação aos demais já previamente estabelecidos mas também comparar os valores de normalidade entre as diversas faixas etárias e sexo. Para isso, foi desenhado um estudo multi-cêntrico envolvendo diversos países da América-Latina onde se realizarão medidas de variáveis cardíacas utilizadas na rotina clínica pela ressonância magnética cardiovascular. O estudo envolverá análise dos dados tanto localmente nos diversos centros quanto centralmente num laboratório de ressonância cardíaca da Universidade Estadual de Campinas, que coordenará o estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO, ROBSON; FERNANDES, JULIANO LARA; ANDRADE, SOLANGE SOUZA; ROCHITTE, CARLOS EDUARDO; LIMA, KENIO COSTA; CAVALCANTI MACIEL, ALVARO CAMPOS; MACIEL, FERNANDA CUNHA; PINHO ALVES, GERALDO SOUZA; COELHO, OTAVIO RIZZI; ZUZA DINIZ, ROSIANE VIANA. Medidas morfofuncionais do coração obtidas por ressonância magnética em brasileiros. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 101, n. 1, p. 68-77, . (09/09513-5)