Busca avançada
Ano de início
Entree

Hibridação genômica comparativa e arranjos (CGHA) em leucemia mielóide aguda

Processo: 07/55665-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Lopes Ferrari Chauffaille
Beneficiário:Maria de Lourdes Lopes Ferrari Chauffaille
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prognóstico  Leucemia mieloide aguda  Hibridização genômica comparativa  Cariótipo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cariotipo | Cgharry | Cromossomo | Diagnostico | Lma | Prognostico

Resumo

O desenvolvimento da leucemia mielóide aguda (LMA) associa-se ao acúmulo de lesões genéticas adquiridas pelas células precursoras hematopoéticas que alteram os mecanismos normais de crescimento, proliferação, diferenciação e morte celular. O estudo do cariótipo da célula leucêmica contribui para o entendimento desses fenômenos e tornou-se uma ferramenta de fundamental importância não apenas para estratificar prognóstico, mas para auxiliar na classificação, direcionar tratamento e monitorá-lo. Além disso, o cariótipo permite a visualização de alterações adicionais às classicamente observadas em determinados subtipos morfológicos, aberrações variantes ou complexas que ainda não são bem compreendidas. A técnica de hibridação genômica comparativa a arranjos (CGHa) permite a detecção de desequilíbrio genômico, isto é, deleções ou amplificações, de modo mais sensível que o cariótipo. Está baseada na análise de alterações numéricas entre o DNA sob estudo e o de referência, co-hibridados a arranjos de DNA imobilizados em lâmina de microscopia. A análise por CGHa de casos de LMA devidamente estudados quanto ao cariótipo e às demais características clínico-laboratoriais poderá revelar novas informações em relação ao conteúdo genômico dessas amostras. Ademais, casos que tiveram desenlace diferente do esperado para a sua estratificação prognóstica poderiam ser explicados pela presença de alterações genômicas adicionais. O objetivo do presente estudo é avaliar as alterações genômicas por CGHa em cerca de 40 amostras de LMA previamente diagnosticadas e acompanhadas na UNIFESP. Confirmar por meio de FISH as cinco regiões mais freqüentemente alteradas e correlacionar os achados com as alterações identificadas no cariótipo e com a evolução. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, ANA ROSA S.; BELANGERO, SINTIA I.; MELARAGNO, MARIA ISABEL; CHAUFFAILLE, MARIA DE LOURDES. Additional chromosomal abnormalities detected by array comparative genomic hybridization in AML. MEDICAL ONCOLOGY, v. 29, n. 3, p. 2083-2087, . (07/55665-6)