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A compreensão dos indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem em crianças com deficiência mental na escola regular

Processo: 09/06802-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Paula de Freitas
Beneficiário:Ana Paula de Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/16490-9 - Organização de banco de dados referente aos estudos sobre educação inclusiva, BP.TT
09/11625-6 - Organização de banco de dados referente aos estudos sobre educação inclusiva, BP.TT
Assunto(s):Educação especial  Deficiência mental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Deficiência Mental | desenvolvimento humano | educação inclusiva | Educação Especial

Resumo

O estudo buscará analisar os indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem em uma criança com deficiência mental, que está frequentando a rede regular de ensino. Fundamenta-se teórica e metodologicamente na matriz teórica histórico-cultural do desenvolvimento humano. A construção dos dados ocorrerá em uma escola regular de ensino fundamental de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e o focalizará uma criança com deficiência mental matriculada na escola. O papel da professora se torna central e, portanto, ela também será parte do estudo. Serão realizadas filmagens das situações de sala de aula que envolva a criança, seus colegas e professor. Após as filmagens, professor e pesquisador assistirão às videogravações, pois desta forma, será possível que eles possam despertar a atenção para o que antes não percebiam como também, construir novos sentidos sobre o que é visto, ressignificando o próprio trabalho. As filmagens serão semanais, realizadas durante o ano letivo, ocorrerão no horário escolar e serão feitas pela pesquisadora. O material filmado será transcrito em ortografia regular. A análise privilegiará o processo de desenvolvimento da criança inserida na sala de aula regular, considerando-se que, durante o desenrolar da pesquisa, professor e pesquisador estarão buscando construir juntos as possibilidades de desenvolvimento para esta criança. Espera-se contribuir para o aprofundamento das discussões e reflexões sobre a educação inclusiva, sobretudo, sobre caminhos alternativos possíveis para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual que estão frequentando a rede regular de ensino. (AU)

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