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Camadas populares e universidade pública: o sentido da experiência escolar de estudantes que ingressaram na Universidade de São Paulo por meio do InclUSP

Processo: 10/20872-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Debora Cristina Piotto
Beneficiário:Debora Cristina Piotto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional  Sociologia educacional  Ensino superior  Universidade pública  Inclusão social  Estudantes universitários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Camadas Populares | universidade pública | Psicologia da Educação/Sociologia da Educação

Resumo

Pesquisas sobre a adoção de políticas de ações afirmativas no ensino superior no Brasil são recentes. Já pesquisas sobre o acesso e a permanência de estudantes das camadas populares começam a surgir a partir de 1990 e privilegiam a experiência dos estudantes para discutir as dificuldades e as possibilidades dessa presença no ensino superior. Tais estudos investigam os processos e as práticas que permitem compreender condições que possibilitam trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. As pesquisas existentes sobre o tema também tendem a enfocar predominantemente a ruptura cultural decorrente da diferença entre o mundo escolar e o familiar e o sofrimento daí proveniente. Outros trabalhos, no entanto, têm apontado para a necessidade de se atentar para diferentes sentidos que a experiência universitária em instituições públicas pode ter para estudantes das camadas populares. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é investigar o sentido pessoal atribuído à experiência escolar, aí inclusa a experiência universitária, por estudantes provenientes das camadas populares que ingressaram em uma universidade pública de prestígio no marco da adoção de uma política de ação afirmativa. Mais especificamente, buscar-se-á analisar o sentido da experiência escolar de estudantes que ingressaram na Universidade de São Paulo por meio do InclUSP Programa de Inclusão Social da USP). (AU)

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