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A disputa pela Paidéia e as definições de filosofia, retórica e sofística na Antiguidade grega

Processo: 10/20871-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
Beneficiário:Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação  Filosofia da educação  Filosofia antiga  Sofistas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia | Filosofia da Educação | historia da educação | História da Filosofia Antiga | Paidéia | Sofística | Paideia antiga

Resumo

O projeto que ora se apresenta tem em vista o desenvolvimento de pesquisa acerca das noções de filosofia, retórica e sofística na antiguidade grega, em especial durante o século IV a.C., momento em que passam a assumir conteúdos mais contrastantes no cenário da paideia antiga, campo sobre o qual, de certa forma, todas elas se desenvolveram. De fato, ainda que as origens da atividade que chamamos filosofia possam ser encontradas no século VII a.C., no espaço das colônias gregas da Ásia Menor, ou que as primeiras manifestações do que viria a ser uma techne rhetorike apareçam nos manuais de Tísias e Córax ou no magistério de Empédocles, surgidos na Magna Grécia do século V a.C., ou ainda que identifiquemos Protágoras ou Górgias como os primeiros dentre os sofistas, situados no que ficou conhecido como "Iluminismo Grego", também no século V a.C., todos esses estabelecimentos são resultados de interpretações posteriores e não desprovidas de caráter polêmico. É certo que muitos dos "autores" considerados filósofos, sofistas ou retores pela posteridade nunca se referiram a si mesmos nesses termos - e provavelmente recusariam-se a compreender tais definições em seu sentido restritivo, tal como se desenvolveu no âmbito dos debates acerca da paideia marcados pela herança do socratismo, pela Academia platônica e pelo magistério de Isócrates e Aristóteles. Sendo assim, a investigação versará, em termos mais específicos, sobre o modo como as definições de filosofia, retórica e sofística, desprovidas de uma linha de fronteira em sua origem, vão se estabelecer de maneira contrastada no agon pela primazia da paideia durante o século IV a.C., a partir da criação ou invenção do filosófico, do retórico, do sofístico e das exigências do paidêutico pelos autores desse período em suas obras. (AU)

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