Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da fragmentação florestal sobre a microbiota cutânea e secreção dérmica de Proceratophrys boiei (Amphibia, Anura)

Processo: 11/50079-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Navas Iannini
Beneficiário:Carlos Arturo Navas Iannini
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/09858-2 - Efeitos da fragmentacao florestal sobre a microbiota cutanea e secrecao dermica de proceratophrys boiei (amphibia, anura)., BP.TT
Assunto(s):Anura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anura | Fragmentacao | Microbiota Cutanea | Paisagem | Secrecoes Dermicas | Variaveis

Resumo

A pele de anfíbios atua como primeira barreira de proteção contra micro-organismos invasores. Além dos componentes mecânicos, essa proteção possui mecanismos bioquímicos e biológicos derivados tanto da comunidade microbiana ali residente quanto da secreção de moléculas bioativas a partir das glândulas dérmicas granulares. Já são conhecidos os efeitos de algumas moléculas componentes dessas secreções glandulares, bem como os de algumas bactérias isoladas dessas comunidades microbianas contra importantes patógenos que afetam anfíbios em vida selvagem e mesmo contra alguns patógenos de importância clínica humana. Provavelmente, a microbiota cutânea e as secreções dérmicas desses animais são moduladas por algumas variáveis ambientais às quais os animais são expostos. Sendo assim, animais em diferentes contextos ambientais, poderiam abrigar diferentes perfis de comunidades microbianas e produzir diferentes perfis de secreções dérmicas. O objetivo central desta proposta é testar, em um modelo único (Proceratophrys boiei) e no marco de um estudo comparativo entre fragmentos da Floresta Atlântica do Estado de São Paulo, uma série de hipóteses sobre a influência do ambiente na microbiota cutânea de anfíbios, bem como sobre determinadas propriedades das secreções dérmicas desses indivíduos. Os testes estarão focados nas hipóteses: 1. A composição da microbiota ambiental varia entre os fragmentos e microhabitats de Floresta Atlântica amostrados e tem relação com alguns parâmetros ambientais analisados; 2. A diversidade da microbiota cutânea de P. boiei é relacionada à diversidade da microbiota nos ambientes que ocupa. Além disso, em termos de composição, a microbiota cutânea é um subconjunto da microbiota ambiental que ocorre nos seus habitats e microhabitats; 3. A densidade bacteriana da microbiota cutânea de P. boiei é influenciada pelo ambiente; 4. A riqueza e a densidade de bactérias presente na pele de P. boiei com efeito inibitório do crescimento de microorganismos patógenos são influenciadas pelo ambiente e 5. Existe efeito antimicrobiano das secreções sobre alguns patógenos e o espectro de ação desse potencial antimicrobiano é influenciado pelo ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSIS, ANANDA B.; BEVIER, CATHERINE R.; CHAVES BARRETO, CRISTINE; ARTURO NAVAS, CARLOS. Environmental influences on and antimicrobial activity of the skin microbiota of Proceratophrys boiei (Amphibia, Anura) across forest fragments. ECOLOGY AND EVOLUTION, v. 10, n. 2, . (11/50079-7, 10/52075-6)