Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento atitudinal do professor e do aluno em situações de aprendizagem em curso profissionalizante em enfermagem

Processo: 10/19940-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Prado Fernandes
Beneficiário:Maria de Fátima Prado Fernandes
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem  Educação profissionalizante 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem e Atitude | Educação | Educação profissionalizante | Ensino em Enfermagem

Resumo

Existe o pressuposto de que o perfil dos alunos em geral e, em particular de Cursos de Educação Profissional de nível médio em Enfermagem mudou nas duas últimas décadas. Os alunos desses cursos apresentam dificuldades nas aprendizagens cognitiva, emocional e atitudinal. Acredita-se que a aprendizagem possa ser sustentada e consolidada quando as relações professor/aluno e aluno/professor ocorrem de modo efetivo durante todo o processo da formação. O presente projeto conta com a participação de enfermeiros (seis inseridos em Programas de Pós Graduação, nível mestrado e doutorado, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo), que integram o grupo de pesquisa Aprendizagem cognitiva, emocional e atitudinal, cadastrado no CNPq sob a minha liderança desde 2008. Este projeto contempla três subprojetos. Subprojeto 1- Significado do comportamento atitudinal do professor e do aluno em situações de aprendizagem em curso profissionalizante em Enfermagem. Objetivos: identificar o que significa comportamento atitudinal para o professor que atua em ensino profissionalizante em enfermagem; descrever como o professor percebe o comportamento atitudinal dos professores em situações de aprendizagem dos alunos; descrever como o professor percebe o comportamento atitudinal dos alunos em situações de aprendizagem e descrever como o aluno percebe as atitudes dos professores em situações de aprendizagem. Subprojeto 2 - Comportamento atitudinal na relação interpessoal entre professor/aluno e aluno/professor em situações de aprendizagem em curso profissionalizante em Enfermagem. Objetivos: descrever como o professor percebe a relação interpessoal entre professor/aluno e aluno/professor em situações de aprendizagem no curso profissionalizante em enfermagem, descrever como o aluno percebe a relação interpessoal aluno/professor em situações de aprendizagem e descrever como o aluno percebe a relação interpessoal professor/aluno em situações de aprendizagem; e Subprojeto 3 - Comportamento atitudinal e valores do aluno em situações de aprendizagem em campo de estágio em curso profissionalizante em Enfermagem. Objetivo: descrever atitudes e valores do aluno em situações de aprendizagem em campo de estágio em curso profissionalizante em Enfermagem. Neste contexto realizaremos um estudo exploratório na vertente qualitativa tendo como referencial os pressupostos de Vygotsky, pautados na teoria sócio-histórica. Será realizado em escolas de Curso de Educação Profissional de nível médio em Enfermagem, com professores e alunos. Os estudos terão como instrumentos a entrevista semi-estruturada e grupo focal. Os subprojetos 1 e 2 serão analisados segundo os procedimentos de Bardin e o subprojeto 3 mediante o Discurso do Sujeito Coletivo, técnica descrita por Lefèvre. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)