Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia da leprose dos citros

Processo: 01/02066-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2001
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Renato Beozzo Bassanezi
Beneficiário:Renato Beozzo Bassanezi
Instituição Sede: Fundo de Defesa da Citricultura (FUNDECITRUS). Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Fitopatologia  Dinâmica temporal  Epidemiologia  Ácaros parasitos de plantas  Leprose  Brevipalpus phoenicis  Citricultura  Citrus  Laranja  Citrus sinensis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Espacial | Analise Temporal | Brevipalpus Phoenicis | Citrus Sinensis | Epidemilogia | Leprose Dos Citros

Resumo

O projeto de pesquisa proposto compreende dois subprojetos que, analisados em conjunto, permitirão um melhor entendimento do patossistema 'citros-CiLV-Brevipalpus'. O primeiro subprojeto, 'leprose dos citros: diagnóstico da distribuição espacial da doença e do vetor nos pomares das regiões citrícolas do estado de São Paulo', tem como objetivo principal, por meio de levantamentos pontuais, fornecer o diagnóstico geral do padrão espacial da leprose dos citros e do ácaro da leprose (Brevipalpus phoenicis) em pomares comerciais das principais regiões citrícolas do estado de São Paulo (Sul, Centro, Norte e Noroeste). No segundo subprojeto, 'leprose dos citros: dinâmica espacial e temporal da doença e do vetor em condições naturais de epidemia' busca-se detalhar, por meio de avaliações periódicas, as curvas temporais do progresso da leprose dos citros e seus padrões espaciais, as curvas de progresso de uma população do ácaro da leprose e seus padrões espaciais, além da fenologia das plantas cítricas. Esta proposta de avaliação simultânea dessas variáveis tem um caráter pioneiro nos estudos do patossistema 'citros-CiLV-Brevipalpus'. O conhecimento dos elementos (Citrus sinensis, Citrus leprosis virus e Brevipalpus phoenicis), da estrutura e do comportamento deste patossistema é pré-requisito para a definição de uma melhor estratégia de manejo econômico e fundamentado na epidemiologia da leprose dos citros adaptada as diferentes regiões do estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSANEZI‚ RB; LARANJEIRA‚ FF. Spatial patterns of leprosis and its mite vector in commercial citrus groves in Brazil. PLANT PATHOLOGY, v. 56, n. 1, p. 97-106, . (01/02066-1)