Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização do recurso CD-ROM para aperfeiçoamentdo em distúrbios da comunicação para professores do ensino fundamental

Processo: 08/02397-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Magali de Lourdes Caldana
Beneficiário:Magali de Lourdes Caldana
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Karolina Zampronio Bassi ; Ariadnes Nobrega de Oliveira ; José Roberto de Magalhães Bastos ; Lilian de Fatima Delarizza ; Luciana Nóbrega ; Maria Luíza Vale dos Santos ; Patricia Abreu Pinheiro Crenitte ; Thaís dos Santos Gonçalves
Assunto(s):Educadores em saúde  Educação a distância  Linguagem  Material didático  CD-ROM  Capacitação de professores  Ensino fundamental  Ensino público 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação a Distância | Educadores em Saúde | Linguagem | Linguagem

Resumo

O professor tem participação fundamental na qualidade de vida das crianças, considerando que a educação está intimamente relacionada à saúde. O ambiente escolar contribui para a evolução da comunicação e da linguagem, tanto oral como escrita, visto que as duas modalidades desenvolvem-se de forma continua e ininterrupta. É importante se dominar o sistema da leitura e da escrita para garantir o sucesso durante sua vida acadêmica e social. Hoje, a Educação à Distância (EaD) se apresenta como uma modalidade de educação que possibilita a inovação dos procedimentos de ensino, possibilitando o acesso de novos públicos em locais distantes e dispersos geograficamente. Dentre as vantagens do CD-Rom, estão a autonomia da aprendizagem, a interatividade, a possibilidade de usar simultaneamente diferentes meios (visuais e auditivos), efetivando e aperfeiçoando a aprendizagem. Objetivo: elaborar CDs-Rom na área dos Distúrbios da Comunicação, enfocando aspectos de Linguagem Oral e Escrita. Avaliar quanto à sua apresentação e quanto à sua utilização como material didático, para aperfeiçoamento de professores. Metodologia: serão apresentados CDs-Rom a 50 professores do Ensino Fundamental da Rede Pública do município de Bauru-SP, que o avaliarão quanto ao seu conteúdo e a parte técnica, por meio de questionários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THAÍS DOS SANTOS GONÇALVES; PATRÍCIA ABREU PINHEIRO CRENITTE. Development of a CD-ROM on written language for the continuing education of elementary school teachers. Journal of Applied Oral Science, v. 19, n. 6, p. 560-566, . (08/02397-7)