Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos moleculares, morfo-anatômicos e bioquímicos do desenvolvimento dos frutos em maracujazeiros (Passiflora spp., Passifloraceae)

Processo: 11/08131-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marcelo Carnier Dornelas
Beneficiário:Marcelo Carnier Dornelas
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adriana Zerlotti Mercadante ; Paulo Mazzafera ; Sandra Maria Carmello-Guerreiro
Assunto(s):Fruticultura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia molecular | desenvolvimento de frutos | Maracujá | Morfologia | qualidade de frutos | Fruticultura

Resumo

O gênero Passiflora compreende cerca de 400 espécies distribuídas principalmente no continente americano, sendo em sua maioria originárias da América do Sul. Ao gênero Passiflora pertence Passiflora edulis var. flavicarpa, o maracujá azedo ou maracujá amarelo, que possui grande importância econômica para o Brasil. Apesar de sua importância, há uma grande carência de conhecimento sobre o desenvolvimento e a biologia reprodutiva no gênero Passiflora. O presente projeto visa a caracterização do desenvolvimento dos frutos em três espécies do gênero Passiflora: P. edulis var. flavicarpa (o maracujá azedo ou maracujá amarelo), P. alata (o maracujá-doce) e P. caerulea (um maracujá selvagem, nativo do sul-sudeste do Brasil, com características interessantes para o melhoramento) . Esta caracterização envolverá a utilização de técnicas de microscopia óptica e eletrônica de varredura, associadas às técnicas de biologia molecular e bioquímica analítica. Pretende-se obter a descrição morfo-anatômica da ontogênse dos frutos e sementes, nas três espécies estudadas, com ênfase para a formação dos arilos das sementes, de onde se extrai o suco. As características contrastantes do suco das três espécies serão analisadas pela dosagem de açúcares, proteínas e ácidos orgânicos, além de carotenóides e flavonóides. Adicionalmente, pretende-se associar estágios específicos da diferenciação dos óvulos e sementes ao padrão de expressão de genes, via RT-PCR e hibridização in situ. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)