Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de tecnologia para fabricação de telhas de fibrocimento sem amianto

Processo: 01/03833-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de agosto de 2001 - 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Holmer Savastano Junior
Beneficiário:Holmer Savastano Junior
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Empresa: Permatex Ltda
Município: Pirassununga
Assunto(s):Fibras artificiais  Asbestos  Celulose  Telhas 

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa foi desenvolver nova tecnologia de produção de telhas de cimento reforçado com fibras de celulose e plásticas, para produção de telhas pelo processo Hatschek modificado. A tendência internacional no mercado de construção civil é de competição com base em novas tecnologias de compósitos. Por outro lado, a construção civil brasileira, nos setores habitacional, industrial e agrícola, apresenta forte demanda por sistemas de baixo custo, com uso racional da mão-de-obra e redução de desperdício. Observa-se também a propensão mundial de utilização na construção de materiais reforçados com fibras, pela possibilidade de produção de componentes delgados, além de elevada absorção de energia diante de esforços dinâmicos. As fibras celulósicas constituem matéria-prima renovável e com aceitação internacional, há mais de 20 anos, em países como, por exemplo, a Austrália e os Estados Unidos. Também nos países em desenvolvimento as fibras naturais têm despertado interesse como reforço de matrizes frágeis à base de cimento, pelo seu valor reduzido, disponibilidade a partir de madeiras e também de plantas fibrosas, possibilidade de uso de fibras consideradas subprodutos de outras aplicações (cordoaria, indústria têxtil e de papel), economia de energia e ainda por questões ambientais. Essas fibras são adequadas à produção em equipamentos Hastschek, com adaptações. As principais etapas desse estudo englobaram a formulação do compósito fibroso, pela seleção e adequação das fibras e da matriz cimentícia; a assessoria na adaptação de uma linha industrial de produção tipo Hatschek, em cada empresa parceira; a determinação das propriedades mecânicas, físicas, químicas e microestruturais do novo material; e a comprovação do desempenho aceitável dos componentes e da sua durabilidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Cobertura de fibrocimento e sistema de climatização: influência no desempenho de vitelos mestiços e da raça Holandesa. 2004. 83 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos São Paulo.
JUNIOR, Holmer Savastano. Estudos físicos e mecânicos de telhas de cimento de escória de alto-forno reforçado com fibras celulósicas residuais. 2003. 62 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.
JUNIOR, Holmer Savastano. Estudo da durabilidade de compósitos reforçados com fibras de celulose. 2002. 128 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.