Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamentos GPR e eletromagnético indutivo aplicados em três sítios arqueológicos de sambaquis costeiros (amontoado de conchas) no Estado de Santa Catarina, sul do Brazil

Processo: 09/07981-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de junho de 2009 - 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Jorge Luís Porsani
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil 

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados GPR - Ground Penetrating Radar e Eletromagnetico Indutivo (equipamento EM38) para três sítios arqueológicos de sambaquis (amontoados de conhas) localizados entre as cidades de Jaguaruna e Laguna, litoral centro-sul do Estado de Santa Catarina, Brasil. Foram estudados os sítios Jabuticabeira II, Santa Marta IV e Encantada III. Estes sítios são constituídos por acúmulos de conchas carbonáticas e construídos por sociedades que habitavam esta região durante o período pré-colonial (7.5 a 1.3 ky AP). As respostas geofísicas obtidas nestes sítios arqueológicos permitiram identificar regiões anômalas relacionadas a alvos pontuais arqueológicos, bem como, a alvos contínuos, correlacionados com a estruturação dos sambaquis e feições geológicas. Os estudos de modelagem numérica GPR foram feitos para avaliar o desempenho do método em relação aos materiais encontrados nestes ambientes, além de auxiliar as interpretações dos resultados reais. Os modelos sintéticos GPR apresentaram uma boa concordância com os dados reais obtidos no campo. Dessa forma, os resultados reais e sintéticos serviram como uma referência para orientar as atividades de escavações nas estruturas arqueológicas e geológicas. No sambaqui Jabuticabeira II, foram encontrados sepultamentos, materiais líticos e restos alimentares em meio às camadas arqueológicas caracterizadas por sedimentos ricos em matéria orgânica, concreções ferruginosas e conchas. No sambaqui Santa Marta IV, foram encontrados paleo-fogueiras, sepultamentos e uma concentração de materiais cerâmicos. No sambaqui Encantada III, uma forte anomalia caracterizada por uma reflexão hiperbólica foi relacionada com a presença de uma raiz de arvore silicificada, sendo um bom exemplo de ambigüidade na interpretação dos resultados de geofísica rasa em aplicações arqueológicas. Os resultados funcionaram como um guia para as escavações arqueológicas, permitindo uma redução no tempo e nos custos e também, contribuindo para melhorar o conhecimento desses sambaquis localizados no sul do Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, SELMA I.; PORSANI, JORGE L.; SANTOS, VINICIUS R. N.; DEBLASIS, PAULO A. D.; GIANNINI, PAULO C. F. GPR and inductive electromagnetic surveys applied in three coastal sambaqui (shell mounds) archaeological sites in Santa Catarina state, South Brazil. JOURNAL OF ARCHAEOLOGICAL SCIENCE, v. 36, n. 10, p. 2081-2088, OCT 2009. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.