Busca avançada
Ano de início
Entree

Seminário Internacional de Alfabetização na Perspectiva da Psicologia Cognitiva da Leitura

Processo: 10/20136-6
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 24 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 26 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Maria Regina Maluf
Beneficiário:Maria Regina Maluf
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita  Alfabetização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | aprendizagem da leitura | Linguagem escrita | Aprendizagem e Ensino da Linguagem Escrita

Resumo

O Programa consta de Conferências, Simpósios e Horas de Conversação. Todas essas atividades serão oferecidas por pesquisadores convidados, brasileiros e estrangeiros, que realizam pesquisas na área da alfabetização, produzindo evidências a respeito de como se aprende a ler e escrever. Foram escolhidos temas considerados de grande importância para a educação brasileira. Pretende-se incentivar o conhecimento de pesquisas, o debate sobre elas, e a reflexão sobre as vantagens das ações e políticas públicas na área da educação baseadas em evidências.A estrutura da programação prevê que as grandes conferências ocorram em auditório que comporta até 600 pessoas. Os conferencistas oferecerão "horas de conversação", para as quais os interessados deverão inscrever-se previamente. Essa atividade ocorrerá em salas menores e permitirão o diálogo direto com os expositores. Está prevista tradução simultânea das apresentações em língua estrangeira, para facilitar a participação de estudantes e profissionais que não dominem o inglês ou francês. Ocorrerão 3 simpósios simultaneamente, em salas que comportam até 200 participantes. Essa estratégia permitirá que um número maior de temas sejam abordados e que as pessoas escolham temas de seu maior interesse. As horas de conversação também serão simultâneas, em salas menores, oferecidas pelos expositores de simpósios e conferências.Espera-se a participação de até 600 pessoas, entre educadores, professores, psicólogos, estudantes. A programação assume que alfabetizar com sucesso é um desafio global, enfrentado também pelos países de economia avançada. E que a capacidade de desenvolver ações baseadas em evidência pode levar a maiores avanços, como mostra a pesquisa internacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)